O encerramento da Ponte da Chamusca terá impacto em toda a região, em particular na circulação de veículos pesados e com especial incidência nos transportes de mercadorias. Por outro lado, a ponte entre a Praia do Ribatejo e Constância também se encontra interdita a veículos pesados, o que limita a alternativa à circulação deste tipo de veículos.
Entretanto, o PCP assume ter apresentado por «diversas vezes na Assembleia da República propostas para a construção de uma nova ponte sobre o Tejo na Chamusca e para a conclusão do IC3, eixo essencial para a mobilidade e desenvolvimento da região», as quais foram sempre chumbadas por PSD, PS e CDS-PP. Os comunistas denunciam também num comunicado o facto de, em 2023, durante a campanha eleitoral, Luís Montenegro ter afirmado que esta situação «era uma matéria prioritária e que seria resolvida nesse mesmo ano».
A realidade demonstra que não houve prioridade, antes pelo contrário, o problema agravou-se ao ponto de a circulação ser totalmente cortada. No fundo, trata-se de um problema anunciado, mais um, consequência de décadas de desinvestimento e do adiamento de uma solução estrutural por parte de sucessivos governos.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
