|calamidade pública

Tempestade Kristin: PCP quer debate no PE e questiona Comissão Europeia sobre apoios

João Oliveira apresentou uma proposta para que na sessão plenária do Parlamento Europeu, entre os dias 9 e 12 de Fevereiro, haja um debate sobre a grave situação decorrente dos impactos da tempestade em Portugal.

Oficina destruída pelo vento causado pela depressão Kristin. Pedrógão Grande, 30 de Janeiro de 2026 
CréditosPaulo Novais / LUSA

O deputado do PCP no Parlamento Europeu dirigiu também uma pergunta escrita à Comissão Europeia solicitando esclarecimentos sobre os apoios da União Europeia a Portugal. A pergunta sublinha que a tempestade Kristin afectou diversas regiões de Portugal, «causando vítimas mortais, cortes de energia e comunicações, bloqueio de estradas e linhas ferroviárias, danos em habitações, empresas e explorações agrícolas.

O deputado comunista, considerando que a gravidade da situação exige «a mobilização imediata de todos os meios disponíveis para auxílio às populações, restabelecimento de infraestruturas críticas e recuperação da actividade produtiva e reparação de habitações», alerta para a necessidade de «mobilizar fundos públicos e recorrer a mecanismos de cooperação da União Europeia», sem dispensar as seguradoras das suas responsabilidades.

Nesse sentido, o PCP solicitou à Comissão Europeia esclarecimentos sobre os apoios solicitados à UE pelo Governo português e a resposta da Comissão Europeia, e o apoio de urgência que a Comissão vai disponibilizar, nomeadamente a partir da Reserva para Ajudas de Emergência, do Fundo de Solidariedade ou do Mecanismo Europeu de Protecção Civil.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui