O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Alimentação, Comércio e Escritórios, Hotelaria, Turismo e Transportes dos Açores (SITACEHTT/Açores) alerta, por um lado, para a incerteza sobre a liquidação dos vencimentos de Novembro, que afirma ser «real e preocupante», por outro, para o facto de o subsídio de Natal estar «gravemente comprometido».
Esta situação resulta de «um problema estrutural que se arrasta e que se agrava no final de cada ano: a insuficiência e a morosidade na transferência e actualização das verbas de comparticipação destinadas a estas Instituições», segundo o sindicato, que exige do Governo da República e do Governo Regional a garantia da transferência imediata «das verbas em falta e a actualização dos acordos de cooperação de 2025».
O sindicato sublinha que os trabalhadores das IPSS e misericórdias «não são responsáveis por estas falhas de financiamento ou de coordenação política», e considera a urgência de as entidades competentes encontrarem soluções. Os trabalhadores «não podem ser os bodes expiatórios de falhas de planeamento e de atrasos nas transferências financeiras entre as entidades públicas», afirma o SITACEHTT/Açores, para quem o trabalho destas pessoas é essencial, já que assegura «o apoio vital a milhares de idosos, crianças e famílias em situação de vulnerabilidade».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
