Com o fim dos prazos de candidatura, foram aprovadas candidaturas no valor de 3,6 milhões de euros, apenas 24% do total dos 15 milhões disponibilizados pelo Governo.
Para tal, segundo a CNA e a AVADOURIENSE, contribuíram as quebras de produção verificadas na Região Demarcada do Douro (RDD), que se situam entre os 40% a 60%, dependendo da zona, para além desta medida ter sido implementada tardiamente, «já com a vindima em andamento», e das dificuldades, que persistem, «com a capacidade de armazenamento na região».
Neste quadro, as associações de agricultores reclamam do Governo a aquisição das 15 mil pipas que permitirão valorizar os stocks de vinho propriedade do Estado, e libertar capacidade de armazenamento.
Por fim, a CNA a AVADOURIENSE e os viticultores exigem ao Governo medidas estruturantes e urgentes para a RDD, nomeadamente, a proibição da compra das uvas abaixo dos custos de produção, a utilização prioritária da aguardente regional na produção de vinho do Porto e o reforço dos poderes da Casa do Douro.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui