Dos 345 filmes submetidos, 65 foram seleccionados para a exibição em sessões sob as categorias Animação, Ficção, Direitos Humanos, Documental, Turismo e Realidade Virtual 360°. Cada obra tem no máximo 15 minutos de duração e foi realizada depois de 2020. Além das obras portuguesas, o evento também recebeu candidaturas vindas do Brasil, EUA, Itália, Irão, Espanha, Alemanha, Rússia, França, México, entre outros. Destaque para Como Chorar Sem Derreter, com a participação de Betty Faria, Na hora de pôr a mesa, éramos cinco, Samba Infinito com Gilberto Gil e Camila Pitanga, Tariqa, Kafka's Doll e Letter from a stranger.
«O festival coloca especial ênfase nos jovens, incentivando-os a explorar horizontes mais amplos no cinema que consomem e motivando-os a embarcar na jornada de criar as suas próprias histórias», lê-se na apresentação do evento. «Aspira a ser muito mais do que um evento anual» proporcionando um espaço de desenvolvimento cultural e artístico da região e além.
Os laureados da 1.ª edição do Cine Tejo – Festival Internacional de Curtas nos seus vários prémios serão conhecidos no domingo. Há prémios correspondentes a cada uma das seis categorias do festival – rendendo 200 euros a cada ganhador, com excepção para o «Prémio Fernando Galrito» com 500 euros. A avaliação técnica também garante prémio de mérito para melhor realização, actriz, actor, argumento, montagem, fotografia e banda sonora, som e efeitos sonoros, guarda-roupa, caracterização, direcção artística e efeitos visuais – o vencedor da melhor realização ganhará 300 euros e a melhor actriz , no «Prémio Maria João Bastos», a quantia de 500 euros.
Dão nome aos prémios Fernando Galrito e Maria João Bastos, naturais de Benavente e Samora Correia, assim como Galrito, figura incontornável da animação portuguesa, fundador e director artístico do Festival de Animação de Lisboa – MONSTRA desde o ano 2000. Maria João Bastos é uma actriz reconhecida por produções portuguesas e europeias, como Mistérios de Lisboa (2010) e Linhas de Wellington (2012), e declara-se honrada em dar o nome a um dos prémio.
O festival, no entanto, não acaba por aqui, e dará lugar a três masterclasses com profissionais do cinema. Na sexta-feira, Luís Santos, cenógrafo, figurinista, aderecista, caracterizador e professor ministrará a masterclass de Caracterização e Efeitos Especiais para Cinema, Teatro e TV. No mesmo dia, David Mourato falará sobre Workflow e Processo de Criação de um Plano de Animação 3D. Mourato é animador premiado com a produção Arcane, da Netflix. Já no sábado haverá uma aula da dupla Miguel Cardoso e João Pupo sobre o Processo de Produção de um Curta, onde também serão exibidas duas obras premiadas dos realizadores.
Cine Tejo é uma iniciativa da Câmara Municipal de Benavente em parceria com a produtora Terra das Ideias. As sessões são todas gratuitas e irão decorrer no Centro Cultural de Samora Correia e no Cine Teatro de Benavente. O programa, hora a hora, pode ser consultado no site oficial do festival.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui