Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Cinema de animação

«Ice Merchants»: novos prémios depois dos Óscares

A curta-metragem de animação do português João Gonzalez, que aborda o impacto das alterações climáticas sobre uma família singular, continua a arrebatar prémios em festivais internacionais de cinema.

Imagem da curta-metragem de animação <em>Ice Merchants</em> (2022), escrita e realizada por João Gonzalez (1996).
Imagem da curta-metragem de animação Ice Merchants (2022), escrita e realizada por João Gonzalez (1996).Créditos / COLA Animation

O filme de animação «Ice Merchants», do português João Gonzalez, ganhou o primeiro prémio do Festival Internacional de Cinema das Yungas (FICY) Nina Velárdez, que se realiza na cidade de Tafí Viejo, em Tucumán, noticia o argentino La Gaceta.

O festival, que cumpre a sua oitava edição, recebe o seu nome de uma floresta de montanha característica da região andina (Las Yungas, segundo a sua denominação nas línguas indígenas Quechua e Aymara) e de Petrona Lucinda Velárdez (1922-2013), conhecida como «a Nina Velárdez», que viveu durante muitos anos nas montanhas de Tafí Viejo e foi «uma fonte inesgotável de conhecimentos» para «um sem-fim de profissionais e especialistas de ciências naturais» cujas investigações se fundamentaram no seu saber.

Neste mesmo fim-de-semana o filme recebeu o Prémio do Público de Melhor Curta-metragem Internacional da 15.ª edição do Weird Market, que terminou este sábado em Valência, Espanha, segundo anunciou a organização.

A co-produção portuguesa (COLA animation), francesa e britânica, de 14 minutos, relata o quotidiano de uma família em que pai e filho, diariamente, saltam de pára-quedas de uma casa construída no cume gelado de uma escarpa de altura vertiginosa, em direcção a uma aldeia que se situa muito abaixo, no longínquo vale onde, como o título indica, vendem o gelo que produzem durante a noite.

O leitor pode aceder ao trailer de Ice Merchants aqui.

Ice Merchants e o seu realizador

Apenas em 2023, ano em que se tornou o primeiro filme português a ser nomeado para os Óscares, Ice Merchants já tinha o Annie Award para a Melhor Curta-metragem (Los Angeles), o Prémio do Público de Melhor Curta-metragem do Festival Internacional de Cinema de Bruxelas, o Grande Prémio Monstrinha Inatel do Festival Monstra (que acumulou, no mesmo certame, com o Prémio SPA/Vasco Granja, o Prémio do Público de Melhor Curta-metragem e o prémio Melhor Curta-Metragem Portuguesa) e o prémio Melhor Desenvolvimento Visual de Obra de Animação Ibero-americana dos Prémios Quirino de Animação Ibero-americana (Tenerife), antes dos galardões agora anunciados.

João Gonzalez (1996) é um realizador, animador, ilustrador e músico português com formação clássica em piano. Licenciou-se na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), no Porto, e fez mestrado na Royal College Art, em Londres, instituições onde realizou os seus primeiros (e também premiados) filmes: The Voyager (2017) e Nestor (2019). Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 2022 tornou-se o primeiro realizador português de animação a ser premiado no Festival de Cannes, vencendo o prémio de Melhor Curta-Metragem em Competição na Semana da Crítica, com Ice Merchants, filme que, em 2023, se viria a tornar o primeiro filme português a ser nomeado para um Oscar e o segundo a vencer o Annie Award (um prémio considerado «o Oscar do filme de animação»).

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui