|livros

«Um Século Rampa Acima» e a caminho de Lisboa

Um Século Rampa Acima - Uma História Popular e Política do Ciclismo, de Ramon Usall, é publicado em português pela primeira vez pela mão das Edições Fora de Jogo. Lançamento agendado para 17 Outubro, às 19h, na sede do Mirantense FC.

Edição de 2021 da Subida da Rampa do Vale de Santo António, em Lisboa 
Créditos / Mirantense Futebol Clube

Das fundações da Volta à França, «à sombra do caso Dreyfus, até ao processo de construção europeia, passando pela independência da Irlanda, a Guerra Civil Espanhola, a luta contra o colonialismo europeu, a Guerra Fria, o Maio de 68 ou a queda da Cortina de Ferro». Um Século Rampa Acima - Uma História Popular e Política do Ciclismo, do escritor e historiador catalão Ramon Usall, vai ser editado pela primeira vez em português, pela mão das Edições Fora de Jogo.

Segundo a editora, o livro explora «uma história alternativa» do ciclismo, construindo, ao longo de 40 capítulos, «uma leitura mais profunda dos perfis dos ciclistas e das mudanças políticas e sociais que serviram de pano de fundo para as grandes provas, desde o Tour de France ao Porto-Lisboa».

A apresentação da obra está agendada para esta sexta-feira, 17 de Outubro, na sede do Mirantense Futebol Clube (Rua do Vale de Santo António 35), em Lisboa, e vai contar com a presença do autor. O lançamento ocorre no contexto da 5.ª Subida da Rampa do Vale de Santo António (a decorrer no domingo seguinte), realizada com o apoio da Associação Desportiva e Recreativa “O Relâmpago” e do Mirantense FC.

A subida da rampa é uma prova de ciclismo popular, em contrarrelógio, numa rua de 450 metros e uma inclinação de 16% (a mítica etapa da Torre nunca ultrapassa os 10%, ainda que a distância seja ligeiramente maior, quase 200km). Com início em 1941, a prova foi organizada anualmente pelo Mirantense FC até 1954. “O Relâmpago” reactivou o evento em 2021, com grande sucesso: as 160 inscrições para a prova de 2025 esgotaram em minutos.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui