Das fundações da Volta à França, «à sombra do caso Dreyfus, até ao processo de construção europeia, passando pela independência da Irlanda, a Guerra Civil Espanhola, a luta contra o colonialismo europeu, a Guerra Fria, o Maio de 68 ou a queda da Cortina de Ferro». Um Século Rampa Acima - Uma História Popular e Política do Ciclismo, do escritor e historiador catalão Ramon Usall, vai ser editado pela primeira vez em português, pela mão das Edições Fora de Jogo.
Segundo a editora, o livro explora «uma história alternativa» do ciclismo, construindo, ao longo de 40 capítulos, «uma leitura mais profunda dos perfis dos ciclistas e das mudanças políticas e sociais que serviram de pano de fundo para as grandes provas, desde o Tour de France ao Porto-Lisboa».
A apresentação da obra está agendada para esta sexta-feira, 17 de Outubro, na sede do Mirantense Futebol Clube (Rua do Vale de Santo António 35), em Lisboa, e vai contar com a presença do autor. O lançamento ocorre no contexto da 5.ª Subida da Rampa do Vale de Santo António (a decorrer no domingo seguinte), realizada com o apoio da Associação Desportiva e Recreativa “O Relâmpago” e do Mirantense FC.
A subida da rampa é uma prova de ciclismo popular, em contrarrelógio, numa rua de 450 metros e uma inclinação de 16% (a mítica etapa da Torre nunca ultrapassa os 10%, ainda que a distância seja ligeiramente maior, quase 200km). Com início em 1941, a prova foi organizada anualmente pelo Mirantense FC até 1954. “O Relâmpago” reactivou o evento em 2021, com grande sucesso: as 160 inscrições para a prova de 2025 esgotaram em minutos.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui