A edição deste ano promete um verdadeiro pout-pourri sonoro, reunindo desde jovens talentos promissores até aos músicos consagrados, em formações que vão desde projectos liderados por compositores de renome a colectivos de músicos virtuosos. A programação reflecte a maturidade e a consolidação do evento na cena jazz nacional.
Assim como já é habitual, a 26º. edição do festival conta com dois espaços, um gratuito no Armazém 56 – Arte Sx, e um pago no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.
A poderosa programação dentro do Fórum conta com o pianista norte-americano Fred Hersch, na noite do dia 10; o quarteto «11:11», do contrabaixista português Carlos Bica, no sábado; o quarteto James Brandon Lewis do saxofonista homônimo, na quinta-feira, 16; a trompetista Yazz Ahmed com sua mistura britânica-barenita, no dia 17; e a exploração sonora e incomum de Tyn Wybenga Brainteaser Ensemble – uma coprodução com a Casa da Música do Porto e de Coimbra – no dia 18, encerrando as performances no Auditório do Fórum.
Já no espaço gratuito, o chamado SeixalJazz Clube que funciona dentro da antiga fábrica da Mundet, o cartaz conta sempre com duas sessões por noite, uma às 23h e outra à meia-noite. Na sexta-feira, 10 de Outubro, os Godua abrem o palco com seu som intimista; no sábado quem assume é o trio da baterista Maria Carvalho; na quinta-feira, 16, António Carvalho leva seu quinteto ao palco; no dia 18 é a vez do jovem e promissor Hugo Lobo; no dia 19, o quinteto de Marta Rodrigues fecha as apresentações com muito lirismo.
O festival, que é dos mais antigos e prestigiados do país, é organizado e produzido pela Câmara Municipal do Seixal . Todas as demais informações e programação completa podem ser consultadas no site da autarquia.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui