|AML

Candidaturas abertas para projectos de inclusão cultural

Em comunicado, a Câmara Municipal de Setúbal deu conta que estão abertas as candidaturas para instituições interessadas em desenvolver projetos de inclusão cultural no âmbito do programa Identidades e Culturas da AML.

De acordo com o comunicado da autarquia setubalense, a Área Metropolitana de Lisboa prepara uma candidatura ao programa Lisboa 2030 – Inclusão pela Cultura, em parceria com instituições da região, para desenvolver quatro projectos culturais e artísticos que promovem a participação cultural de comunidades desfavorecidas.

Segundo as informações prestadas, podem candidatar-se quatro instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, sendo duas da Península de Setúbal e duas da Grande Lisboa, que assumirão o papel de parceiras da AML neste projeto e as candidaturas devem ser entregues até às 9h do dia 25 de agosto de 2025.

As propostas devem enquadrar-se nas áreas das artes visuais, incluindo arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media; das artes performativas, com excepção de projectos exclusivamente dedicados à música estruturada em orquestra; das artes de rua; e do cruzamento disciplinar.

Os projectos deverão promover a participação cultural de grupos socialmente desfavorecidos, como idosos, crianças e jovens, pessoas com deficiência, famílias e comunidades, podendo incluir acções de sensibilização, iniciativas para pessoas em risco de exclusão social, melhoria do acesso a espaços culturais e criação de conteúdos digitais acessíveis.

A candidatura dispõe de uma dotação de 500 mil euros do Fundo Social Europeu, com uma taxa máxima de cofinanciamento de 40%. A AML apresentará a candidatura em conjunto com as quatro instituições parceiras, que serão as beneficiárias finais do apoio comunitário.

A selecção será efetuada por um júri independente, composto por especialistas de diferentes áreas disciplinares (artísticas, culturais, territoriais e institucionais), de acordo com critérios de mérito definidos no aviso e nas normas do concurso.
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui