É o local apropriado para o arranque da candidatura do PSD/CDS-PP à Câmara Municipal de Loures encabeçada por Nelson Batista, actual vereador (com pelouros atribuídos pela gestão do PS) na autarquia, ao lado de Ana Paula Martins, actual ministra da Saúde. Lousa, freguesia onde a apresentação se vai realizar, tem apenas uma médica reformada que exerce as suas funções durante umas horas e já tem a saída anunciada. Para além disso, existem apenas teleconsultas para a maioria da população, que não tem médico atribuído.
A 8 de Maio, as promessas do executivo PS (na autarquia) e da freguesia, do PSD, caíram em saco roto, tendo sido anunciada a opção de realização de teleconsultas no pólo de Lousa da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Loures, à falta de médicos. Um ano antes, Luís Montenegro, em campanha para as legislativas, prometeu ter um médico de família para cada cidadão até ao final de 2025: uma promessa que Ana Paula Martins manifestamente não é capaz de cumprir.
As parcas melhorias sentidas até ao final de 2024 foram rapidamente desfeitas pela situação em 2025: todos os meses, milhares de utentes perdem, um pouco por todo o país, o acesso ao médico de família. Em Maio, 1 644 809 utentes em Portugal não eram acompanhados por um médico. É a responsável máxima pela gestão do sistema de saúde que o PSD escolheu como figura de destaque no arranque da sua campanha autárquica em Loures, um concelho que também tem sido particularmente afectado pelo encerramento de serviços de urgência.
Em comunicado divulgado a 14 de Maio, a estrutura local da CDU defendeu que a opção tomada (de instituir as teleconsultas para resolver a falta de médicos) «é o primeiro passo» para normalizar esta prática como solução derradeira, «quando o que se exige é que se reivindique junto do Governo que este assegure os médicos de família para todos os utentes da nossa freguesia».
O Governo PSD/CDS-PP tem destacado os seus ministros para o apoio às acções de campanha da coligação nas autárquicas. Na iniciativa realizada por Carlos Moedas em Lisboa, a 16 de Julho, estiveram presentes Luís Montenegro, Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas, Rita Júdice, ministra da Justiça, e Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente. Paulo Rangel, ministro dos Negócios Estrangeiros, encabeça a candidatura do PSD/CDS à Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui