Os 150 mil euros que a Câmara Municipal de Loures (CML) quer entregar à igreja evangélica Hillsong Portugal, um apoio para obras no novo templo no Prior Velho, foram alvo de alguma polémica durante o Verão, forçando Ricardo Leão, presidente da autarquia e antigo líder da Federação da Área Urbana de Lisboa do PS, a suspender este financiamento.
Em causa estão as diversas polémicas em que a Hillsong, a igreja dos famosos, está envolvida a nível internacional. Vários líderes e pastores desta multinacional evangélica foram acusados nos últimos anos de assédio sexual, encobrimento de violações sexuais e práticas financeiras predatórias, incluíndo extorsão e fuga aos impostos. Em resposta às acusações, Mário Rui Boto, responsável pela Hillsong Portugal, defende que a sua organização não tem relação nenhuma com os escândalos internacionais que a levaram a perder a maior parte das suas igrejas nos Estados Unidos da América.
O apoio «pontual» da autarquia foi justificado pela suposta contribuição comunitária da igreja evangélica no concelho de Loures, pelo auxílio a crianças, jovens, famílias em situação de vulnerabilidade e pessoas em situação de sem-abrigo. Em nota divulgada pela estrutura concelhia da CDU contesta esta ideia: desde 31 de Dezembro de 2024, «deixou de ser prestado o apoio alimentar que esta entidade dava a agregados familiares na Freguesia de Loures».
Também o espaço cedido pela Câmara de Loures à Hillsong para prestar apoio médico e de higiene aos sem abrigo do concelho, com a ajuda de voluntários, «tem vindo a diminuir ao longo dos anos e neste momento é um apoio apenas pontual», afirma a CDU. A coligação que junta comunistas e ecologistas entende não se justificar atribuir mais benefícios a esta entidade, muito menos um apoio financeiro de 150 mil euros, que só demonstra a intenção da autarquia em desresponsabilizar-se do apoio social às suas populações.
Acresce ainda a «flagrante promiscuidade entre política e religião, que a CDU repudia veementemente». A autarquia socialista está a entregar 150 mil euros a uma igreja evangélica com lucros de dezenas de milhões de dólares anuais enquanto destrói as casas construídas pelos moradores do Bairro do Talude, sem que nenhuma alternativa municipal de habitação pública tenha sido concretizada ao longo do mandato.
Na reunião dos vereadores da CML realizada na quarta-feira, 3 de Setembro, a CDU avançou com uma proposta para reverter o apoio de 150 mil euros concedido à Hillsong Portugal (aprovado inicialmente pelo PS e PSD a 30 de Julho). Ainda assim, a suspensão do apoio decidida por Ricardo Leão no início do mês de Agosto parece ter sido apenas performativa: a reversão do apoio proposta pela CDU foi chumbada com os votos contra do PS e PSD.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui