Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Câmara Municipal de Avis

Avis mobiliza a população para limpar zonas afectadas pelas cheias

Vamos limpar a Ribeira Grande é o mote da caminhada e acção de limpeza que está a ser preparada pela autarquia de Avis, a Freguesia de Figueira e Barros e organizações locais, para o dia 15 de Janeiro, às 9h.

A ponte de Figueira e Barros ficou completamente intransitável no dia 13 de Dezembro de 2022, quando o caudal da Ribeira Grande galgou as margens. As cheias danificaram infraestruturas em todo o distrito de Portalegre. 
A ponte de Figueira e Barros ficou completamente intransitável no dia 13 de Dezembro de 2022, quando o caudal da Ribeira Grande galgou as margens. As cheias danificaram infraestruturas em todo o distrito de Portalegre. Créditos / CNN

As chuvas torrenciais que desabaram sobre o país no dia 13 de Dezembro, sobretudo na região de Lisboa e no distrito de Portalegre, causaram dezenas de milhões de euros de prejuízo e destruíram importantes estruturas de comunicação e ligação entre populações mais isoladas. A vila de Campo Maior foi particularmente afectada pelas cheias.

No caso de Avis, para além de algumas inundações, foi o aumento abrupto do caudal da Ribeira Grande que provocou a maior parte dos danos no concelho, especialmente consideráveis na ponte de Figueira e Barros, que ficou intransitável. Em resultado, a zona ficou repleta de detritos, para além do «rasto de devastação ao longo das margens daquele curso de água».

Em apenas dois dias de chuva, a Barragem do Maranhão, situada no concelho de Avis e que abastece cerca de 21 mil hectares de terrenos agrícolas nos distritos de Portalegre e Santarém, encheu completamente, estando na semana anterior com menos de metade da sua capacidade ocupada. De 40 a 100%, a barragem aumentou mais de 100 milhões de metros cúbicos de água em 48 horas.

«Para reduzir o impacto deste fenómeno», a Câmara Municipal de Avis e a Freguesia de Figueira e Barros, com o apoio do Centro Cultural de Figueira e Barros e o Grupo de Amigos dos Reformados e Idosos de Figueira e Barros estão a promover a iniciativa Vamos limpar a Ribeira Grande: uma mini-caminhada e acção de limpeza que se realiza no próximo dia 15 de Janeiro, com início marcado para as 09h, junto à Junta de Freguesia.

Todos os que quiserem inscrever-se nesta actividade podem fazê-lo através do formulário disponível online, nos espaços do município de Avis ou na sede da Junta de Freguesia de Figueira e Barros, até ao dia 12 de Janeiro.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui