Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Nord Stream 2

Suécia rejeita investigação conjunta às fugas nos gasodutos Nord Stream

Também a Alemanha se recusou a responder a uma deputada do parlamento alemão, por considerar que a defesa dos interesses do Estado se sobrepõe aos direitos dos deputados eleitos pela população.

O Governo da Alemanha recusou-se a responder às perguntas colocadas pela deputada do parlamento alemão, Sahra Wagenknecht, eleita pelo Die Linke (A Esquerda), sobre a presença de navios da NATO e da Rússia na zona dos gasodutos Nord Stream, citando interesses do Estado alemão. 
O Governo da Alemanha recusou-se a responder às perguntas colocadas pela deputada do parlamento alemão, Sahra Wagenknecht, eleita pelo Die Linke (A Esquerda), sobre a presença de navios da NATO e da Rússia na zona dos gasodutos Nord Stream, citando interesses do Estado alemão. CréditosFerran Cornellà / OXIblog

A Suécia rejeitou formalmente a participação numa investigação conjunta de vários países europeus às fugas nos gasodutos Nord Stream, que se verificaram no dia 26 de Setembro, nas zonas económicas exclusivas da Suécia e da Dinarmarca, «isto porque há informações na nossa investigação que estão sujeitas a confidencialidade directamente ligadas à nossa segurança nacional», afirmou Mats Ljungqvist, procurador sueco.

Esta investigação seria desenvolvida ao abrigo da agência de cooperação judiciária Eurojust, que inclui acordos jurídicos ao abrigo dos quais a Suécia teria de partilhar informações sobre os resultados sua própria investigação, mesmo que os considerasse confidenciais.

Segundo a emissora pública alemã, a ARD, a Dinamarca também terá recusado a criação de uma equipa de investigação conjunta.

Embora a Alemanha tenha demonstrado interesse em participar numa investigação conjunta às causas, frequentemente associadas a uma acção de sabotagem, também o estado alemão alinha no secretismo europeu sobre as informações que detém sobre a situação.

Em resposta a pedidos de informação da deputada Sahra Wagenknecht, eleita pelo Die Linke (A Esquerda), sobre as fugas no Nord Stream, o governo alemão recusou-se a prestar qualquer esclarecimento: «após cuidadosa consideração, o governo federal chegou à conclusão de que não podem ser fornecidas informações - nem mesmo de forma confidencial - por razões de bem-estar do Estado».

«A informação solicitada afecta interesses de confidencialidade que, neste caso, requerem protecção extraordinária, de tal forma que, excepcionalmente, o bem-estar do Estado supera o direito dos membros do parlamento à informação», considerou o Ministério dos Negócios-Estrangeiros alemão.

A deputada tinha requerido informação sobre todos os navios e tropas da NATO que estavam estacionadas na zona do Nord Stream, nos dias que antecederam as fugas. Foi também solicitada a divulgação de informação sobre qualquer navio da Rússia que tivesse sido avistado na zona. A Alemanha escolheu o silêncio, cúmplice.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui