Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Venezuela

Governo venezuelano relembra efeitos das sanções sobre políticas sociais

Jorge Arreaza voltou a denunciar, esta terça-feira, as agressões da administração dos EUA contra o abastecimento de alimentos. O governo espanhol confirmou que Lilian Tintori se instalou no país europeu.

O presidente Nicolás Maduro sublinhou que os CLAP têm dois inimigos: «a administração dos EUA e a oligarquia venezuelana»
O presidente Nicolás Maduro sublinhou que os CLAP têm dois inimigos: «a administração dos EUA e a oligarquia venezuelana» Créditos / Ciudad Maracay

Na sua conta de Twitter, o titular venezuelano da pasta dos Negócios Estrangeiros criticou também a atitude da oposição nacional, que é aliada de Washington, «contra o seu próprio povo».

«O bloqueio ilegal da administração Trump é tão perverso que pretende afectar as capacidades e a distribuição dos CLAP, uma política essencial para o povo venezuelano. Da parte da oposição golpista, aplaudem estas medidas contra o seu próprio povo», escreveu Jorge Arreaza esta terça-feira.

A diplomacia venezuelana denunciou em reiteradas ocasiões os efeitos nefastos e devastadores das sanções unilaterais e coercitivas impostas por Washington ao país sul-americano, que o impedem de efectuar as transferências financeiras necessárias à aquisição de alimentos e de medicamentos ou ao prosseguimento de programas na área da Saúde.

Numa intervenção recente nas Nações Unidas, Arreaza qualificou como uma «grave violação dos direitos humanos» o cerco imposto pela Casa Branca às políticas sociais do executivo venezuelano.

Por seu lado, o chefe nacional dos Comités Locais de Abastecimento e Produção (CLAP), Freddy Bernal, disse, em meados de Maio, que a administração norte-americana impôs sanções a dez das 12 transportadoras marítimas que traziam alimentos para a Venezuela.

Como consequência dessa medida, os artigos chegam à Venezuela com atrasos. «Aquilo que demorava um mês a chegar agora demora três meses», denunciou Bernal, sublinhando que as medidas coercitivas impostas pela administração de Donald Trump afectam a vida quotidiana de todos os venezuelanos.

O programa estatal de distribuição de alimentos subsidiados através dos CLAP abrange mais de sete milhões de famílias em todo o território venezuelano. Concebido em Março de 2016 para ajudar o povo venezuelano a resistir às consequências da guerra económica, o programa tem sido «eficaz», na medida em que – sublinha a TeleSur – tem combatido fenómenos como a revenda, a especulação, o açambarcamento e o contrabando de bens de primeira necessidade.

«Se não fossem os CLAP, milhões de famílias estariam [a enfrentar] uma crise insustentável, devido às sanções impostas pelos Estados Unidos», sublinhou Bernal.

Governo espanhol confirma entrada de Lilian Tintori no país

O governo dos «socialistas» espanhóis confirmou esta segunda-feira a entrada de Lilian Tintori e da sua filha mais nova em Espanha. A mulher do líder da oposição venezuelana Leopoldo López encontrava-se alojada, juntamente com o marido, na residência do embaixador de Espanha em Caracas desde o passado dia 1 de Maio, quando López quebrou a medida de prisão domiciliária a que estava sujeito, no âmbito de uma tentativa de golpe de Estado orquestrado pela oposição golpista de extrema-direita, alinhada com Washington, a 30 de Abril último, contra o governo de Nicolás Maduro.

O Ministério espanhol dos Negócios Estrangeiros confirmou que López, condenado a 14 anos de cadeia por vários graus de responsabilidade nas acções de violência perpetradas na Venezuela em 2014, continua na capital venezuelana, refere o jornal espanhol Público.

Os pais do golpista – Leopoldo López Gil e Antonieta Mendoza – residem em Espanha e possuem nacionalidade espanhola desde Dezembro de 2015. López Gil foi mesmo eleito como deputado ao Parlamento Europeu, nestas últimas eleições, integrado nas listas do PP.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui