Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|habitação

Rendas com subidas inéditas em 2018

As rendas das casas nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto subiram 20% só nos primeiros três meses do ano, segundo o Dinheiro Vivo.

O bairro de Miragaia, no Porto, é um dos mais afectados pelo fenómeno dos despejos
O bairro de Miragaia, no Porto, é um dos mais afectados pelo fenómeno dos despejosCréditos / Guia da Cidade

Os preços praticados nas rendas habitacionais subiram 20% nos primeiros três meses do ano, tanto em Lisboa como no Porto. Segundo dados de imobiliárias recolhidos pelo Dinheiro Vivo, esta realidade é extensível aos concelhos limítrofes das duas maiores cidades do País.

Para além da subida de preços, os profissionais do sector registam uma outra alteração muito significativa após 2013, período que coincide com a aprovação da «lei dos despejos», da ex-ministra Assunção Cristas: as casas ficam cada vez menos tempo sem inquilino e já há casos em que os anúncios não chegam a estar disponíveis mais de 48 horas.

Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística já tinham dado conta de um aumento sem precendentes nos preços da habitação no início de 2018.

Recorde-se que estão em discussão na Assembleia da República várias propostas, sejam de alteração ou de revogação da lei de Cristas. Para além disso, o PS e o PCP já anunciaram que vão levar ao Parlamento propostas para uma lei de bases da Habitação.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui