Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Energia

Resultados da empresa petrolífera subiram 25% em 2017

País perde mais 600 milhões de lucros da Galp

Galp Energia lucra mais 100 milhões em 2017 do que no ano anterior. Resultados superam 600 milhões de euros, com um forte crescimento na exploração de petróleo na costa brasileira.

A Galp Energia tem uma cotação em bolsa superior a 10 mil milhões de euros
A Galp Energia tem uma cotação em bolsa superior a 10 mil milhões de eurosCréditos

A Galp Energia registou 602 milhões de euros de lucros no ano passado, mais 120 milhões (25%) do que em 2016. A empresa recupera assim os níveis de lucros de 2015, dos maiores da sua história.

A Galp foi constituída em 1999 precisamente para concretizar a privatização do sector petrolífero português. Até 2006, o Estado recebeu 1,6 mil milhões de euros ao longo das várias fases de venda da Galp, enquanto os accionistas privados receberam cerca de 2,9 mil milhões de euros – e este ano devem receber mais 450 milhões.

Ao longo de uma década, o Estado perdeu mais de mil milhões de euros com a privatização da Galp – sem contar com aquilo que o País perdeu ao deixar de ter o controlo público sobre um sector estratégico.

Os lucros de 2017 cresceram, essencialmente, motivados pelo aumento da produção dos campos petrolíferos explorados pela Galp na costa brasileira.

A Galp Energia tem como principal accionista a Amorim Energia, uma empresa constituída na Holanda, prática corrente entre as empresas nacionais para que beneficiem do regime fiscal que favorece os grandes grupos económicos.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui