Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|«fake news»

ERC: «É notório o enviesamento e a falta de isenção da TVI»

Sobre a peça emitida em Janeiro, a propósito da contratação de prestação de serviços pela Câmara de Loures, a ERC diz que «é notório o enviesamento e a falta de isenção da TVI».

Créditos / A Televisão

Em causa está a informação exibida na rúbrica da jornalista Ana Leal, sob o título «Contratação de prestação de serviços pela Câmara Municipal de Loures ao genro de Jerónimo de Sousa». 

A deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), a que o AbrilAbril teve acesso, conclui que a TVI «não cumpriu cabalmente com os deveres de precisão, clareza, completude, neutralidade e distanciamento no tratamento desta matéria, o que originou a construção de uma reportagem marcadamente sensacionalista».

A ERC lembra que a ausência destes factores contribui para uma «apreensão desajustada dos acontecimentos por parte dos telespectadores». Simultaneamente, reconhece que a investigação jornalística foi construída através da «descontextualização de alegados factos e da emissão de conclusões sem identificação de fontes de informação», designadamente documentos ou declarações, que comprovem as acusações avançadas por Ana Leal. 

A ERC afirma tratar-se de um «registo sensacionalista», com «ausência de isenção», e que portanto resulta na «falta de rigor afirmativo». Conclusões patentes também no trabalho realizado pelo AbrilAbril poucos dias depois da transmissão da reportagem.

«Apesar da garantia de contraditório, sobressai uma construção sensacionalista», lê-se na deliberação. «Desde logo na formulação das perguntas aos dirigentes do PCP, é notório o enviesamento e a falta de isenção da TVI», afirma, sublinhando que «estas afirmações conduzem ao desrespeito pela presunção de inocência».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui