|Desemprego

Desemprego registado continua a diminuir

O IEFP revelou que o número de inscritos em centros de emprego diminuiu novamente no mês de Outubro e que se registou o valor mais baixo, desde Setembro de 2011, de casais desempregados.

Créditos / Rádio Pax

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) divulgou esta quinta-feira que existem 300 019 trabalhadores desempregados inscritos nos centros de emprego, tendo havido uma diminuição de 0,4% (menos 1263 pessoas) face a Setembro.

Em comparação com o mesmo mês do ano passado a quebra verificada é de 10,2%, o que corresponde a menos 34 222 pessoas em situação de desemprego.

Esta diminuição vai ao encontro da evolução da taxa de desemprego, que tem vindo a diminuir. Já no mês de Setembro se tinha registado uma diminuição para 6,1%, o que correspondia ao valor mais baixo desde 2011.

Os dados avançados pelo IEFP demonstram ainda que, entre Setembro e Outubro, o desemprego entre os homens aumentou 0,9%, enquanto entre as mulheres diminuiu 1,4%. As mulheres continuam, no entanto, a representar 56,9% do total dos desempregados registados.

Também se verifica uma quebra no número de casais em que ambos os cônjuges estão desempregados, sendo que em Outubro representava menos 18,1% do que no mesmo mês do ano de 2018 – o valor mais baixo desde Setembro de 2011. Esta situação tem vindo a seguir uma tendência de diminuição desde o início do ano. A informação estatística sobre os casais com ambos os elementos desempregados começou a ser divulgada pelo IEFP em Novembro de 2010.

Tópico