Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|CDU

Defender os trabalhadores, lutar por uma outra Europa

O PCP, na sua Declaração Programática às eleições para o Parlamento Europeu, sublinha a exigência de assegurar novos avanços e romper com o rumo de desigualdade, dependência e abdicação nacional.

João Ferreira é o primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu em 2019
João Ferreira é o primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu em 2019Créditos / cdu.pt

No documento eleitoral apresentado ontem, o PCP coloca a grande questão de se «avançar decisivamente na resposta aos problemas nacionais com o reforço da CDU, ou andar para trás, seja pelas mãos de PSD e CDS, seja pela mão do PS», reclamando mais força para os que acreditam que uma outra Europa «é possível».

Na sua Declaração Programática, o PCP considera «o aprofundamento das políticas da União Europeia de ataque a direitos, à soberania nacional e à democracia» como factor de promoção de valores reaccionários e anti-comunistas que alimentam «o crescimento de forças de extrema-direita e fascistas, do nacionalismo, da xenofobia, do racismo».

No caminho alternativo que propõe para a Europa, o PCP apresenta seis eixos essenciais: a elevação dos direitos laborais e sociais; o direito ao desenvolvimento soberano; a cooperação entre estados soberanos e iguais em direitos, respeitadora da democracia; as relações de amizade, de cooperação, de solidariedade com todos os povos do Mundo; o respeito pelo meio ambiente e a promoção da cultura, da diversidade e do intercâmbio cultural.

A Declaração sublinha ainda, a par da abolição das armas nucleares e de outras armas de destruição massiva, a necessidade do «relançamento das negociações para o desarmamento – incluindo do Tratado sobre Forças Nucleares de Alcance Intermédio – com vista à redução gradual e negociada dos armamentos e das despesas militares».

Para além do PCP, também o BE já apresentou o seu Manifesto Eleitoral, aprovado pela Mesa Nacional em Fevereiro, e o PEV tornou públicos os seus 10 Compromissos para as eleições ao Parlamento Europeu, que terão lugar no próximo dia 26 de Maio.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui