O órgão de consulta do Presidente da República, em nota emitida aos jornalistas no final da reunião de ontem, afirma «a premência de uma contínua reflexão sobre os desafios colocados à União Europeia (UE), em termos económicos, financeiros, sociais e políticos, e que deve, também, merecer o acompanhamento pelo Conselho». Um dos principais temas tratados neste encontro foi o do contexto europeu que resulta do resultado do referendo que ditou a saída do Reino Unido da UE.
A reunião, a segunda desde que Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse, durou cinco horas. Estiveram presentes todos os conselheiros de Estado, à excepção de Mário Soares, por motivos de saúde, e António Guterres, devido a compromissos da sua candidatura a secretário-geral das Nações Unidas, de acordo com a Lusa.
O Conselho de Estado é presidido pelo Presidente da República e é composto por representantes de órgãos de soberania – presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro, presidente do Tribunal Constitucional, Provedor de Justiça, presidentes dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira – e pelos antigos Presidentes da República (Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva).
Para além destes membros por inerência, têm lugar cinco personalidades indicadas pelo Presidente da República (António Guterres, Eduardo Lourenço, Leonor Beleza, Lobo Xavier e Marques Mendes) e outras cinco eleitas pela Assembleia da República (Adriano Moreira, Carlos César, Domingos Abrantes, Francisco Louçã, Francisco Pinto Balsemão).
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
