Não é caso único do país, mas também não é motivo para se normalizar. O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) de Coimbra emitiu um comunicado no qual é demonstrada preocupação pelas condições dos centros de saúde do concelho que, segundo o mesmo, «não só compromete a saúde e o bem-estar dos profissionais, como afeta negativamente a qualidade do serviço prestado à população».
Para os utentes, há equipas a trabalhar diariamente com temperaturas que rondam os 30.°C ou mais, em particular no Centro de Saúde do Bairro Norton de Matos algo que é entendido como inaceitável: «As condições são inaceitáveis e colocam em risco tanto os profissionais como os utentes», alerta o MUSP.
Apesar das preocupações com as actuais condições, o MUSP relembra ainda os problemas registados no inverno, quando foram apresentadas queixas relativas ao frio, sendo a resposta institucional o envio de casacos polares, medida considerada «ridícula» e «claramente insuficiente para um problema estrutural».
Diante da falta de soluções concretas e duradouras, o MUSP exige a instalação urgente de sistemas de climatização adequados nos gabinetes; uma avaliação técnica das condições térmicas nos centros de saúde; e a implementação de medidas permanentes que assegurem condições dignas de trabalho durante todo o ano. «Exigimos respeito pelas condições mínimas de saúde e segurança no local de trabalho», frisa o comunicado.
Mesmo tendo em conta que estão previstas obras, o MUSP esclarece que estas não incluirão melhorias no edifício actual, que continuará a ser utilizado por quatro equipas: USF Briosa (a única com ar condicionado), USF Norton de Matos, USF Pulsar e a Unidade de Cuidados na Comunidade, que integra a Saúde Escolar, Redes de Cuidados Continuados e Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância.
Nesse sentido, o movimento reforça a exigência de obras de manutenção e requalificação em todo o Centro de Saúde, sublinhando que a população de Coimbra tem o direito a um serviço público de saúde de qualidade, em instalações dignas e seguras.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui