Com o tema «Os Transportes Públicos Ferroviários e Rodoviários», a acção integra-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e tem como convidado Carlos Humberto de Carvalho, primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa. Os utentes dos transportes públicos no concelho de Alcácer do Sal, revela a Comissão num comunicado, pretendem alertar e exigir ao Governo mais e melhores transportes, apontando soluções para as carências observadas ao nível da mobilidade.
No caso do transporte público ferroviário, os utentes constatam que poderiam ir trabalhar ou estudar em Lisboa, poupando nos custos de alojamento e de transporte e combatendo a especulação imobiliária, caso existisse comboio de passageiros em Alcácer. «Uma vez que a linha está electrificada, e passa o comboio de mercadorias, é inadmissível que o comboio não pare nesta cidade», constata a Comissão de Utentes. Numa altura em que tanto se fala sobre descarbonização, «é impensável» não existir este tipo de transporte, salienta.
Outra das dificuldades passa pelo acesso ao transporte público rodoviário fora do período escolar, onde as carreiras «são quase inexistentes», mas também ao fim-de-semana e feriados, períodos em que utentes «não têm qualquer tipo» de transporte público para se deslocarem à sede de concelho ou entre freguesias.
Estas e outras denúncias, como o facto de a cidade de Alcácer do Sal estar arredada do serviço da Rede Expressos, serão debatidas no Auditório da antiga Junta de Freguesia de Santiago, dia 18 de Maio, pelas 15h.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui