|Câmara Municipal de Silves

Silves recebe a XX Feira Medieval

A partir desta sexta-feira e até 16 de Agosto, as ruas da cidade de Silves voltam a trajar-se a rigor para e reviver a sua Conquista Final, tema que marca esta 20.ª edição da Feira Medieval.

Feira Medieval de Silves 
Créditos

Este ano, o visitante é convidado a recuar até 1248, ano em que D. Paio Peres Correia, Mestre da Ordem de Avis, a mando do rei D. Afonso III, conquistou a cidade ao império Almóada, que nela reinou por mais de cem anos.

Nesta sua 20.ª edição, a Feira Medieval de Silves que, segundo a presidente da Câmara Municipal, representa «um verdadeiro símbolo da identidade cultural do concelho de Silves», anuncia um cenário com sons de outras épocas, aromas exóticos e muita animação histórica. Para tal, contará com a participação de mais de uma centena de expositores, artesãos, mesteirais, doceiros, místicos e mercadores, que vão transformar a zona histórica da cidade «num palco vivo da Idade Média».

Diariamente, às 18h, terá lugar o cortejo, com os participantes vestidos a rigor a desfilarem pela Medina e pelos Arrabaldes, enquanto a Praça Al-Mut’amid será palco dos Jogos de Guerra às 20h e às 22h30. Entretanto, às 21h, 22h, 23h e 24h, um «espetáculo imersivo alusivo à temática deste ano ocorrerá no castelo, sob o título de “Xilb, conquista final”, revivendo os últimos momentos da antiga Silves muçulmana».

Com o objectivo de acentuar a vertente cultural desta edição, destacam-se também três exposições: a de instrumentos musicais, a decorrer diariamente no Museu Municipal de Arqueologia; a de miniaturas de máquinas de guerra, na galeria de entrada no castelo de Silves e a de fotografias artísticas alusivas às vinte edições da Feira Medieval, em exibição na Igreja da Misericórdia. Entretanto, quem quiser aprender a cozinhar outros ingredientes e experimentar outros sabores poderá assistir diariamente à rúbrica Cozinhar em Árabe e, os que quiserem aprender movimentos de dança oriental, poderão fazê-lo no Museu Municipal de Arqueologia, com a bailarina e manuseadora de fogo, Mónica Pereira.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui