Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|comboios

Populações do Litoral Alentejano exigem o regresso do comboio

As comissões de utentes decidiram lançar um abaixo-assinado, dirigido ao Governo e à CP, para exigir que a região não fique de fora do plano de beneficiação das linhas de ferro. 

Comboios parados na estação de Santa Apolónia
CréditosMário Cruz / Agência Lusa

Há cerca de uma década que as populações do Litoral Alentejano têm vindo a sofrer as consequências da suspensão dos comboios regional e inter-regional. Entretanto, já em Janeiro de 1990 o troço que servia Sines tinha sido desactivado no serviço de transporte de passageiros.

A reposição do serviço ferroviário «é um imperativo urgente para as populações do Litoral Alentejano» e uma «exigência de elementar justiça no que diz respeito à melhoria e à oferta de transportes», no sentido de «mais e melhor na mobilidade neste território», lê-se no abaixo-assinado.

A Coordenadora das Comissões de Utentes lembra que a decisão de encerrar este serviço, pondo fim a uma ligação ferroviária com mais de um século, provocou «consequências incontornáveis» às populações com destino ou origem em estações e apeadeiros como os de Setúbal, Alcácer do Sal, Grândola, Amoreiras - Odemira, Luzianes, São Marcos, Messines e Tunes.

Perante esta realidade, os utentes exigem a retoma urgente do serviço regional e inter-regional de transporte ferroviário no Litoral Alentejano e no distrito de Setúbal, nomeadamente com a retoma do serviço regional de passageiros com paragem em Alcácer do Sal e entre Ermidas-Sado e Sines.

A colocação de comboio de passageiros em Luzianes-Gare, Amoreiras-Gare e Pereiras-Gare é outra das reivindicações, a que se junta a necessária reabilitação das estações existentes e a reactivação e construção de nova estação em Sines, como interface intermodal para o transporte público.

As comissões de utentes reclamam também uma articulação do transporte ferroviário e dos horários dos serviços Intercidades com as necessidades das populações e dos utentes, incluindo a consideração das deslocações pendulares. 

A coordenadora lembra ainda que, para além de ser de baixo custo para os utentes, este meio de transporte é «amigo do ambiente», uma vez que contribui para a redução de gases com efeito de estufa e para a descarbonização. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui