A Clássica da Arrábida, competição de ciclismo criada em 2017, «é uma corrida já com uma marca forte internacionalmente. Promove a Arrábida como local de excelência para o turismo desportivo e para a prática do desporto ao ar livre. Apresenta aos jovens a bicicleta como elemento para a prática do desporto, mas também de mobilidade», explica Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
«Hoje temos nas grandes cidades muitas crianças que não sabem andar de bicicleta», para muitas delas a Clássica «é uma primeira experiência», um primeiro contacto, com a bicicleta e o ciclismo.
Por essa mesma razão, por ser «a mobilidade suave em bicicleta considerada uma prioridade» para os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, a Clássica da Arrábida vai ser este ano acompanhada por três eventos destinados aos alunos destes concelhos, «com o objectivo de estimular nos mais jovens a prática do ciclismo e a adopção de estilos de vida saudáveis».
Estes eventos, designados Open, realizam-se a 18 de Março no Parque Augusto Pólvora, em Sesimbra, entre as 14h e as 18h, em 25 de Março no Largo José Afonso, em Setúbal, entre as 10h e as 18h, e a 1 de Abril no Largo de São João, em Palmela, entre as 10h e as 18h.
Pedro Pina, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, destacou a «preocupação com a democratização do evento», «dando acesso a todos aqueles que querem fazer da prática do ciclismo uma oportunidade para a sua actividade física».
182km de estrada num dia
A competição, dia 19 de Março, está inscrita no circuito da União Ciclista Internacional. Com um percurso de 182 quilómetros, um pelotão internacional de 18 equipas, seis das quais estrangeiras, arranca às 12h no Largo de S. João em Palmela, passando por Setúbal por volta das 13h e terminará pelas 16h30 no Castelo de Sesimbra.
De Portugal vão estar presentes nove equipas do escalão continental – ABTF Betão-Feirense, AP Hotels Resorts-Tavira-SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, Efapel Cycling, Gassdrive-Q8-Anicolor, Kelly-Simoldes-UDO, Rádio Popular-Paredes-Boavista e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua – e as três equipas de clube com melhor ranking na semana anterior à prova.
As estrangeiras são as espanholas Caja Rural-Seguros RGA e Equipo Kern Pharma, ambas do segundo escalão mundial (ProTeams), e a espanhola Electro Hiper Europa, a angola BAI Sicasal Petro de Luanda, a alemã Bike Aid e a britânica Trinity Racing, todas do terceiro escalão mundial (Continental Teams).
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui