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A Clássica está de volta (para todos) aos caminhos da Arrábida

A Clássica da Arrábida, prova de ciclismo organizada pela federação e os municípios de Setúbal, Sesimbra e Palmela, percorre, no dia 19, 182 km na região, disputados por um pelotão internacional de 18 equipas.

A Clássica da Arrábida, competição de ciclismo nos concelhos de Sesimbra, Setúbal e Palmela, foi criada em 2017. 
Créditos / Câmara Municipal de Sesimbra

A Clássica da Arrábida, competição de ciclismo criada em 2017, «é uma corrida já com uma marca forte internacionalmente. Promove a Arrábida como local de excelência para o turismo desportivo e para a prática do desporto ao ar livre. Apresenta aos jovens a bicicleta como elemento para a prática do desporto, mas também de mobilidade», explica Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

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Setúbal vai ter uma rede de bicicletas partilhadas

Deliberação do executivo da Câmara Municipal de Setúbal propõe também o prolongamento do projecto-piloto do sistema de trotinetes, com mais de três mil utilizações diárias.

Trabalhadores de vários sectores da Câmara Municipal de Setúbal deslocaram-se, no dia 21 de Setembro de 2018, de bicicleta para o trabalho em resposta a um desafio lançado no âmbito do programa das comemorações locais da Semana Europeia da Mobilidade. 
Créditos / Câmara Municipal de Setúbal

A grande adesão ao sistema de trotinetes, em que, entre o início de Junho e o dia 26 de Outubro, já tinham sido percorridos mensalmente «perto de 165 mil quilómetros, só em deslocações de curta distância na cidade», veio confirmar aquilo que a Câmara Municipal de Setúbal (CMS) já previra no Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal de 2018: Há uma elevada procura que precisa de ter resposta.    

No comunicado que a CMS fez chegar ao AbrilAbril, é destacado o peso que as «deslocações motorizadas, com menos de 1,5 quilómetros de distância, têm em várias zonas, onde cerca de 80% dos casos são deslocações que ocorrem dentro do próprio concelho e 50% dentro das próprias freguesias».

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Setubalenses assinalam Semana Europeia da Mobilidade

A Câmara Municipal de Setúbal associa-se à Semana da Mobilidade promovendo um conjunto de acções a partir do dia 16 de Setembro. 

Nona edição do Setúbal Bike Tour, passeio de cicloturismo pela cidade, 13 de Outubro de 2019 
Créditos / Câmara Municipal de Setúbal

A Semana Europeia da Mobilidade tem como tema «Mova-se de forma sustentável. Seja saudável», projecto desenvolvido com o propósito de «promover a saúde física e mental com uma escolha consciente dos modos de deslocação» e «reflectir sobre as oportunidades de mudança para a mobilidade urbana resultantes da pandemia de Covid-19».

A Câmara Municipal de Setúbal (CMS) promoveu, neste contexto, a criação de um novo equipamento de transporte que junta, «num só local, a Praça do Brasil, opções de transporte colectivo rodoviário e ferroviário» assim como um parque de estacionamento subterrâneo, que retire carros das via pública, com uma lotação de 122 lugares.

Segundo a autarquia, o Interface de Transportes de Setúbal (ITS) é «estruturante para a promoção da intermodalidade e da utilização do transporte público» municipal e regional, que será inaugurado no próximo dia 16 de Setembro. 

O ITS «contemplou a construção de um terminal rodoviário com uma área de quase 3500 metros quadrados e capacidade para 20 autocarros junto da estação rodoviária». O investimento, esclarece o Município, «enquadra-se na estratégia de mobilidade para a cidade, consubstanciada no Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal».

O espaço público enquanto área dedicada aos peões

No dia 22 de Setembro, o município vai realizar um conjunto de actividades em torno das questões da mobilidade e do ambiente, começando, desde logo, por encerrar à circulação rodoviária a Avenida José Mourinho, entre as 9h e as 17h, no troço que liga a Travessa da Casa da Saúde e o Parque Urbano de Albarquel.

No mesmo horário, no mesmo dia, esta «via da frente ribeirinha acolhe uma mostra de veículos eléctricos, híbridos e de modos suaves» de várias empresas da região, permitindo aos setubalenses experimentar meios de transportes individuais menos pesados para o ambiente.

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Setúbal alarga recolha de biorresíduos a todo o concelho

O projecto pioneiro, «Setúbal Composto Tem + Valor», que a autarquia inaugurou no início do ano, entra agora na sua segunda fase, estendendo a recolha porta-a-porta a todas as freguesias.

Compostor de resíduos verdes para a produção de adubo 
CréditosMário Cruz / LUSA

Já são mais de mil os agregados familiares envolvidos no projecto que tem como objectivo garantir a reutilização de resíduos dos jardins e das cozinhas sadinas. Estima-se que 40% do total de todo o lixo produzido em Portugal tenha aí as suas origens.

No âmbito desta iniciativa são distinguidos os resíduos verdes – «todos os resíduos resultantes da limpeza e manutenção de jardins, ou seja,aparas, ramos finos, relva e ervas» – dos resíduos orgânicos, resultantes da «preparação e confecção de refeições».

A Câmara Municipal de Setúbal (CMS) disponibiliza ainda, para o efeito, «dois contentores, um de dez litros e outro de 40 litros». O mais pequeno «para ir colocando os restos de alimentos», e o de maior para a posterior recolha por parte das equipas municipais.

Para além das vantagens práticas para os envolvidos, reduzindo a necessidade de deslocamento a contentores, os contributos deste tipo de separação são indispensáveis para o combate às alterações climáticas, reduzindo o espaço ocupado em aterros e a dimensão das emissões de gases com efeito de estufa e permitindo que o que antes era desperdiçado possa agora ser utilizado para a produção de adubo e energia.

A CMS procura antecipar e concretizar os objectivos preconizados no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2020), em vigor desde 2019, que entre outras medidas estabelece que, a partir de 31 de Dezembro de 2023, «a recolha selectiva ou a separação e reciclagem na origem de biorresíduos passará a ser obrigatória em todo o território nacional».

Pode inscrever-se gratuitamente através da portal online «Setúbal em Bom Ambiente».

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Em simultâneo, a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida vai dinamizar a iniciativa «Curtas da Mobilidade» em diversas instalações municipais, como a Casa da Baía, Casa da Cultura e o serviço de atendimento do Edifício Sado. A actividade consiste na exibição, contínua, de pequenos filmes sobre mobilidade sustentável reunidos por esta agência.

A nível metropolitano, a CMS vai ainda associar-se «à acção de sensibilização Pedale Connosco, promovida pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), no dia 19» de Setembro, com o objectivo de incentivar a utilização da bicicleta e dar a conhecer os corredores cicláveis intraconcelhios da região.

Os ciclistas vão partir às 9h30, do Largo José Afonso, em Setúbal, e «seguem pela Estrada Nacional 10 até ao Rossio de Vila Nogueira de Azeitão, onde se juntam aos participantes dos concelhos de Palmela e Sesimbra. O passeio termina no Parque da Vila, em Quinta do Conde, Sesimbra». 

As inscrições para esta iniciativa são inteiramente gratuitas, sujeitas a inscrição no site do Portal VIVA.

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Assim, e tendo em conta que «40% dos residentes em Setúbal precisam apenas de quatro a 30 minutos para as suas deslocações diárias», fica confirmado o potencial de transferência destas viagens, feitas em automóvel, para modos mais suaves e menos poluentes de transporte.

A fase experimental deste projecto-piloto vai ter a duração de seis meses para que se possa fazer uma avaliação da pertinência da instalação de uma solução mais definitiva, «mas também para se dispor de mais uma oferta de mobilidade sustentável para as deslocações diárias municipais». A área abrangida será igual à que é hoje usada para as trotinetes.        

O sucesso da experiência com as trotinetes levou ao prolongamento, por mais seis meses, deste programa, com algumas alterações substanciais, decorrentes do conhecimento adquirido nos últimos meses.

A velocidade máxima será reduzida, dos 25km/h para os 20, e todas as trotinetas vão estar equipadas com «sensores com capacidade para detectar acidentes, quedas, travagens bruscas e padrões de condução inseguros, e alertas de voz inteligentes para notificar os utilizadores sobre as áreas pedonais, áreas de baixa velocidade ou restrições de estacionamento».    

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«Hoje temos nas grandes cidades muitas crianças que não sabem andar de bicicleta», para muitas delas a Clássica «é uma primeira experiência», um primeiro contacto, com a bicicleta e o ciclismo.

Por essa mesma razão, por ser «a mobilidade suave em bicicleta considerada uma prioridade» para os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, a Clássica da Arrábida vai ser este ano acompanhada por três eventos destinados aos alunos destes concelhos, «com o objectivo de estimular nos mais jovens a prática do ciclismo e a adopção de estilos de vida saudáveis».

Estes eventos, designados Open, realizam-se a 18 de Março no Parque Augusto Pólvora, em Sesimbra, entre as 14h e as 18h, em 25 de Março no Largo José Afonso, em Setúbal, entre as 10h e as 18h, e a 1 de Abril no Largo de São João, em Palmela, entre as 10h e as 18h.

Pedro Pina, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, destacou a «preocupação com a democratização do evento», «dando acesso a todos aqueles que querem fazer da prática do ciclismo uma oportunidade para a sua actividade física».

182km de estrada num dia

A competição, dia 19 de Março, está inscrita no circuito da União Ciclista Internacional. Com um percurso de 182 quilómetros, um pelotão internacional de 18 equipas, seis das quais estrangeiras, arranca às 12h no Largo de S. João em Palmela, passando por Setúbal por volta das 13h e terminará pelas 16h30 no Castelo de Sesimbra.

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Primeira Volta a Portugal Feminina, por um desporto mais inclusivo

94 anos após a 1.ª edição masculina, que já cruzou as muitas estradas de Portugal por 82 ocasiões, é a vez de as mulheres ciclistas finalmente terem a sua própria competição.

Créditos / bttlobo

A edição inaugural, informa o comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), vai aproximar este primeiro momento da Volta a Portugal Feminina «à primeira edição da Volta masculina», recordando, ao mesmo tempo, «figuras emblemáticas do ciclismo feminino nacional, como Oceana Zarco».

A primeira etapa, a realizar-se no próximo dia 2 de Setembro, percorrerá 81,5 quilómetros, entre Cacilhas (Almada) e Setúbal. «Será antecedida pela apresentação das equipas, no Marquês de Pombal (Lisboa), de onde as participantes partirão, em desfile, até ao Cais do Sodré. Daí tomarão um barco para Cacilhas. É uma recriação do início da primeira Volta a Portugal masculina, em 1927».

A Volta a Portugal Feminina vai terminar, ao fim de quatro etapas, «da mesma forma que encerrou a primeira Volta a Portugal masculina, com uma ligação entre Caldas da Rainha e Lisboa». Será o mais longo trajecto da prova, com 94,7 quilómetros.

A expectativa de Delmiro Pereira, presidente da FPC, é a de que a Volta a Portugal Feminina seja «uma motivação para as mais jovens ciclistas prosseguirem as suas pedaladas de desenvolvimento desportivo, tendo como horizonte uma carreira entre a elite». A prova será «também uma forma de atrair novas praticantes de competição, dado o enorme poder de atracção e simpatia popular gerado pela marca Volta a Portugal».

A prova tem o apoio dos vários municípios pelos quais vão ciclar as atletas das equipas portuguesas, espanholas e britânicas, como é o caso das câmaras municipais de Lisboa, Loures ou Setúbal

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De Portugal vão estar presentes nove equipas do escalão continental – ABTF Betão-Feirense, AP Hotels Resorts-Tavira-SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, Efapel Cycling, Gassdrive-Q8-Anicolor, Kelly-Simoldes-UDO, Rádio Popular-Paredes-Boavista e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua – e as três equipas de clube com melhor ranking na semana anterior à prova.

As estrangeiras são as espanholas Caja Rural-Seguros RGA e Equipo Kern Pharma, ambas do segundo escalão mundial (ProTeams), e a espanhola Electro Hiper Europa, a angola BAI Sicasal Petro de Luanda, a alemã Bike Aid e a britânica Trinity Racing, todas do terceiro escalão mundial (Continental Teams).

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