|Setúbal

Congresso assinala 40 anos da Associação de Municípios da Região de Setúbal

Decorre esta sexta-feira, no Fórum Municipal Luísa Todi, o congresso «Agregar Vontades, Construir o Futuro», onde será aprofundado o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Península de Setúbal.

Créditos / CC BY-SA 3.0

Na iniciativa, de dia inteiro, vai ser debatido o futuro da região, reunindo agentes com intervenção no território e no seu desenvolvimento, nomeadamente autarquias, entidades sociais, organizações sindicais, comunidade científica e educativa, empresas, agentes culturais e movimento associativo. 

Temas como «A importância do PROT AML [Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa] para o Desenvolvimento e Coesão da Região», por Teresa Almeida, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, e «Regionalização e Descentralização Administrativa», a cargo de Alfredo Monteiro, vice-presidente do Conselho Directivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), integraram o programa da manhã no Fórum Luísa Todi, em Setúbal. 

«O Litoral Alentejano no Desenvolvimento da Região de Setúbal», por Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, e «PEDEPES [Plano Estratégico para o Desenvolvimento da Península de Setúbal] e a Estratégia de Desenvolvimento da Região de Setúbal», a cargo de André Martins, presidente da Câmara sadina e presidente do Conselho Directivo da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) foram outras apresentações realizadas no período da manhã. 

O encontro prossegue, a partir das 14h, com o painel «Coesão e Desenvolvimento: Políticas Públicas», moderado por Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

Segue-se o tema «Investimento Público como Elemento Central no Desenvolvimento no Território», apresentado por Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, enquanto «Políticas Públicas de Mobilidade e Transportes» é apresentado por Faustino Gomes, presidente dos Transportes Metropolitanos de Lisboa. Este painel conta ainda com «O Conhecimento no Centro do Desenvolvimento», por Ângela Lemos, presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, e «A Gestão Pública dos Recursos Hídricos como Garante do Futuro», a cargo do presidente da Câmara Municipal de Palmela e presidente do Conselho Directivo da Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal, Álvaro Amaro.

«Emprego com Direitos e Capacidade Empresarial e Produtiva» é o tema da mesa-redonda cuja moderação está a cargo de Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra e presidente da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios da Região de Setúbal. Entre os participantes contam-se Nuno Maia, director-geral da Associação Indústria da Península de Setúbal, e Luís Leitão, coordenador da União dos Sindicatos de Setúbal (USS/CGTP-IN).

Após a sessão de encerramento do congresso, a cargo dos presidentes de câmara de Setúbal e de Alcochete, segue-se uma visita à exposição evocativa dos 40 anos da Associação de Municípios da Região de Setúbal. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui