|atletismo

Pichardo é homenageado pela Câmara Municipal de Setúbal

O atleta português, que tem treinado no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, venceu a medalha de ouro olímpica na modalidade de triplo salto, com 17,98 metros. É o novo recorde nacional.

Pedro Pichardo na competição de triplo salto nos Jogos Olímpicos de Tóquio, 2021 
Pedro Pichardo na competição de triplo salto nos Jogos Olímpicos de Tóquio, 2021 CréditosMatthias Hangst / Getty Images

Pedro Pichardo já tinha recebido a medalha de honra da cidade de Setúbal em Março de 2021, em reconhecimento pelos seus «feitos desportivos e do contributo para o engrandecimento e divulgação da cidade além-fronteiras», tendo esta proposta do executivo municipal sido acolhida por unanimidade.

Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal (CMS), foi peremptória aquando da atribuição desta condecoração: «ele é setubalense a partir do momento em que veio treinar no nosso Complexo Municipal de Atletismo. A partir do momento em que estabeleceu relações de amizade e de cumplicidade com a cidade, que, estamos certos, se manterão para sempre».

«Para nós é uma enorme alegria que treine nesta cidade que inspira desporto e que está sempre de portas abertas a todos, venham de onde vierem», acrescentou.

«Não tenho palavras. Só tenho a agradecer a forma como as pessoas me têm acolhido em Portugal e em Setúbal», declarou o atleta aquando da entrega da medalha por André Martins, presidente da Assembleia Municipal de Setúbal.

Pichardo era já o detentor do recorde nacional de triplo salto e da melhor marca mundial do ano ao saltar 17,95 metros em 2018, que conseguiu agora superar em Tóquio, com 17,98 metros. A homenagem ao atleta vai ter lugar hoje, pelas 18h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Setúbal.

Tópico