A baixa médica requerida por dois professores foi suficiente para bloquear o início de ano lectivo dos 39 alunos que frequentam a Escola Básica de Moimenta de Maceira Dão, no concelho de Mangualde. Até ao momento, não há qualquer informação sobre quando a escola voltará a abrir.
A situação foi denunciada pelos pais dos alunos, que apenas foram informados ontem pelo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde. O PCP já dirigiu, na Assembleia da República, uma questão ao Ministério da Educação sobre o assunto, exigindo saber o que estava a ser feito para resolver a situação.
Ao Jornal do Centro, a autarquia afirmou estar a tentar resolver o problema com a tutela.
«A par do problema criado no primeiro dia de aulas, persiste um quadro de incerteza quanto aos dias seguintes e legítimas preocupações dos pais», é evidente que esta situação causará dificuldades de várias ordens aos pais, que «terão de encontrar soluções, no imediato, para poderem ir trabalhar e os filhos ficarem seguros durante o dia».
Na pergunta que dirigiu ao ministro João Costa, o PCP exige saber os motivos que levaram a que o Governo não tivesse, antecipadamente, tomado as medidas necessárias para garantir a abertura da escola.