A exposição «Por um ambiente de paz», que inclui obras de vários artistas plásticos, nomeadamente os que estão associados na Peace and Art Society, começou por estar patente ao público, em Setembro último, no Hall da reitoria da Universidade do Algarve, no pólo de Gambelas.
Desde então, a mostra tem vindo a percorrer diversos concelhos da região, no âmbito de parcerias que o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) estabelece com municípios e outras entidades.
No passado dia 2, foi inaugurada em Silves, numa cerimónia que contou com a presença de Luísa Luís, vice-presidente de Câmara Municipal; Elídia Luís, da direcção da Peace and Art Society (PAS); Saul de Jesus, professor catedrático da Universidade do Algarve, e Sofia Costa, da direcção nacional do CPPC.
Dando seguimento a um protocolo assinado entre a autarquia e o CPPC, a mostra de artes plásticas está patente no edifício dos Paços do Concelho da localidade do Barlavento algarvio até 30 de Junho, entre as 9h e as 17h.
No seu portal, o Município de Silves refere-se ao carácter itinerante da exposição «Por um ambiente de paz» – e, segundo o CPPC, o périplo deve continuar ao longo de 2023.
A autarquia lembra ainda que a iniciativa surge integrada num ciclo de exposições anteriormente realizadas pelo CPPC no Algarve, nomeadamente entre 2018 e 2021, quando o organismo de defesa da paz promoveu várias exposições, intituladas «Artistas pela Paz» e «Pela Paz, contra as armas nucleares», nas quais se procurou sensibilizar o público para os perigos das armas nucleares.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui