|Vietname

Vietname pede mais ajuda internacional para eliminar minas e explosivos

No Dia Internacional de Consciencialização sobre os Perigos das Minas Terrestres, o Vietname pediu maior ajuda à comunidade mundial para eliminar estes e outros explosivos não detonados no seu território.

Equipa de detecção de bombas e minas 
Equipa de detecção de bombas e minas Créditos / en.vietnamplus.vn

Numa cerimónia relacionada com esta data (4 de Abril), o coronel Nguyen Hanh Phuc, subdirector-geral do Centro Nacional de Acção contra Bombas e Minas, lembrou que cerca de quatro milhões de vietnamitas morreram por causa do rebentamento desses artefactos nos tempos da guerra anticolonianista e anti-imperialista.

No pós-guerra, desde 1975, mais de 40 mil pessoas perderam a vida e cerca de 60 mil foram feridas e ficaram mutiladas ao entrar em contacto com as chamadas UXO (do inglês unexploded ordnance; munições por explodir).

Cerca de 60% das vítimas foram registadas em províncias do Centro do país, como Quang Tri, Quang Binh, Quang Ngai, Binh Dinh ou Thua Thien-Hue, que ficavam na zona de «fronteira» durante a guerra, indica o Hanoi Times.

Hoje, uma área superior a 17% da superfície terrestre do Vietname está contaminada com estes meios de destruição e o país tem de destinar milhões de dólares todos os anos para a descontaminar, referiu o coronel Phuc.

O responsável agradeceu a ajuda prestada neste sentido por Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Rússia, Alemanha, Reino Unido, Austrália e Noruega, bem como por agências das Nações Unidas, mas explicou que a tarefa ainda levará vários anos a ser completada e exigirá maior ajuda internacional – estimada em 150 milhões de dólares.

Até 2025, as autoridades vietnamitas pretendem limpar 75 mil hectares de terras contaminadas por UXO todos os anos, para assim acabarem com os acidentes causados por bombas, minas e outros explosivos deixados pela guerra, indicou Phuc.

Os Estados Unidos utilizaram cerca de 15 milhões de toneladas de bombas e minas no Vietname – quatro vezes mais que as utilizadas em toda a Segunda Guerra Mundial –, o que contribui fortemente para que o país do Sudeste Asiático seja um dos mais contaminados por UXO, referem as autoridades vietnamitas.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui