Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Vietname

Vietname faz balanço de dez anos para detectar minas e bombas por explodir

Num país onde os EUA lançaram 15 milhões de toneladas de bombas, na última década, quase 500 mil hectares de solo foram limpos de minas e artefactos por explodir, informaram as autoridades esta segunda-feira.

Uma equipa com uma bomba de 119 quilos, do tempo da Guerra Americana, na província central de Quang Tri, em Dezembro de 2022 Créditos / Prensa Latina

A informação foi divulgada ontem, precisamente no dia em que o Centro Nacional de Acção contra Bombas e Minas (Vnmac, na sigla em inglês) cumpria dez anos de existência.

Para assinalar esse aniversário, teve lugar em Hanói uma cerimónia, na qual a instituição foi distinguida com a Ordem de Protecção da Pátria de terceira classe, indica a Vietnam News Agency (VNA).

Ao intervir no evento, o major-general Tran Trung Hoa, director-geral do Vnmac, lembrou que, em 2010, o governo vietnamita lançou o Programa de Acção Nacional para ultrapassar as consequências das explosões de munições de pós-guerra, no período 2010-2015 (Programa 504).

Foi no contexto de implementação do programa que, a 4 de Março de 2014, o executivo criou o Vnmac, sob a direcção do primeiro-ministro e a gestão do Ministério da Defesa Nacional, acrescentou.

Por seu lado, o subchefe do Estado-Maior-General do Exército Popular do Vietname, coronel Phung Si Tan, sugeriu que se promova a investigação, a análise e a previsão de situações relacionadas com o trabalho visando a melhoria da qualidade das consultas e a criação de planos para implementar o chamado Programa 504.

O alto responsável militar pediu ainda que se coordene com as agências correspondentes a construção de um plano para o período 2026-2045, com orientações para 2050.

Entre outros aspectos, referiu que o Vnmac deve desenvolver planos para ultrapassar as consequências do legado mortal das guerras a médio e longo prazo; recolher fundos; organizar a implementação de projectos e tarefas, e apoiar as vítimas.

Vietname, um dos países mais afectados por munições e outras sequelas da guerra

Dados do Centro de Tecnologia para a Eliminação de Bombas e Minas indicam que mais de seis milhões de hectares, quase um quinto do território vietnamita, estão contaminados com 600 mil a 800 mil toneladas de munições não detonadas.

Para isto contribui fortemente o facto de, nos anos 60 e 70, em três administrações – John F. Kennedy, Lyndon B. Johnson e Richard Nixon – os Estados Unidos terem utilizado cerca de 15 milhões de toneladas de bombas e minas no Vietname – quatro vezes mais que em toda a Segunda Guerra Mundial –, referem as autoridades vietnamitas.

Quang Tri, a província mais a norte do Sul do Vietname, foi a «fronteira» quase até ao fim da guerra, juntamente com a vizinha província de Quang Binh (a mais a sul do Norte). Por esse facto, ambas foram bastante bombardeadas e são das mais contaminadas por UXO (do inglês unexploded ordnance).

Só na província de Quang Tri, desde o fim da guerra, em 1975, as minas e bombas por explodir provocaram aproximadamente 3500 mortos e 5100 feridos.

Em todo o país, mais de 40 mil pessoas perderam a vida e cerca de 60 mil foram feridas e ficaram mutiladas ao entrar em contacto com as chamadas UXO.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui