Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Vietname

Desactivada no Vietname outra bomba do tempo da guerra

Uma bomba de 119 quilos, do tempo da Guerra Americana, foi desactivada com êxito na província central de Quang Tri, uma das mais afectadas por explosivos não detonados.

Créditos / Prensa Latina

O artefacto explosivo, do tipo MK 81, encontrava-se a uma profundidade de 15 centímetros e foi detectado por um habitante do distrito de Huong Hoa quando realizava trabalhos agrícolas.

Segundo refere a Vietnam News Agency (VNA), a desactivação do projéctil foi efectuada por uma equipa móvel da organização não governamental (ONG) norte-americana PeaceTrees Vietnam.

Trata-se da primeira ONG dos EUA autorizada a trabalhar no país do Sudeste Asiático na busca de munições não detonadas, artefactos reconhecidos internacionalmente com a sigla UXO (do inglês unexploded ordnance).

Desde 1995 até à data, indica a agência, a ONG referida lidou com mais de 140 mil engenhos explosivos, limpou mais de 2200 hectares de terra, e ajudou a educar mais de 180 mil pessoas na prevenção dos acidentes com minas.

Vietname, um dos países mais afectados por munições e outras sequelas da guerra

Dados do Centro de Tecnologia para a Eliminação de Bombas e Minas indicam que mais de seis milhões de hectares, quase um quinto do território vietnamita, estão contaminados com munições não detonadas.

Para isto contribui fortemente o facto de os Estados Unidos terem utilizado cerca de 15 milhões de toneladas de bombas e minas no Vietname – quatro vezes mais que as utilizadas em toda a Segunda Guerra Mundial –, referem as autoridades vietnamitas.

Quang Tri, a província mais a norte do Sul do Vietname, foi a «fronteira» quase até ao fim da guerra, juntamente com a vizinha província de Quang Binh (a mais a sul do Norte). Por esse facto, ambas foram bastante bombardeadas e são das mais contaminadas por UXO.

Só na província de Quang Tri, desde o fim da guerra, em 1975, as minas e bombas por explodir provocaram aproximadamente 3500 mortos e 5100 feridos.

Em todo o país, mais de 40 mil pessoas perderam a vida e cerca de 60 mil foram feridas e ficaram mutiladas ao entrar em contacto com as chamadas UXO.

Neste sentido, a 4 de Abril último, por ocasião do Dia Internacional de Consciencialização sobre os Perigos das Minas Terrestres, o Vietname pediu maior ajuda à comunidade mundial para eliminar estes e outros explosivos não detonados no seu território.

Até 2025, as autoridades vietnamitas pretendem limpar 75 mil hectares de terras contaminadas por UXO todos os anos, para assim acabarem com os acidentes causados por bombas, minas e outros explosivos deixados pela guerra, disse então o coronel Nguyen Hanh Phuc, subdirector-geral do Centro Nacional de Acção contra Bombas e Minas.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui