Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Vietname

Vietname assinala 50 anos da Convenção para a Protecção do Património

A província de Ninh Binh acolheu a cerimónia vietnamita do 50.º aniversário da Convenção para a Protecção do Património Mundial, Cultural e Natural, que contou com a presença da directora-geral da Unesco.

Vista do Complexo Paisagístico de Trang An, em Ninh Binh, um dos oito locais vietnamitas incluídos na lista do Património da Humanidade 
Vista do Complexo Paisagístico de Trang An, em Ninh Binh, um dos oito locais vietnamitas incluídos na lista do Património da Humanidade Créditos / VNA

Ao discursar na cerimónia, esta terça-feira, Audrey Azoulay, a máxima representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), louvou as autoridades do país do Sudeste Asiático por explorarem todo o potencial das convenções culturais da Unesco.

A titular do organismo internacional destacou que nos últimos cinco anos a Unesco deu apoio ao Vietname para completar um quadro legal sobre património, bem como o inventário do seu património imaterial, informa a Vietnam News Agency (VNA).

Referindo-se aos desafios colocados aos países pela implementação da chamada Convenção da Unesco de 1972 (sobre património), Azoulay, que realiza a sua primeira visita oficial ao Vietname, disse que é necessário considerar as políticas culturais como alavanca para os programas nacionais de acção na conservação patrimonial.

Por seu lado, o ministro vietnamita da Cultura, dos Desportos e do Turismo, Nguyen Van Hung, reconhecendo a importância da Convenção e sublinhando a sua implementação activa no país asiático, informou os presentes na cerimónia, realizada na província nortenha de Ninh Binh, que em 2019, antes da pandemia de Covid-19, os locais classificados como Património da Humanidade receberam mais de 19 milhões de visitantes e dinamizaram receitas, no sector do Turismo, a rondar os 76,5 milhões de dólares.

«Esta é uma prova viva da promoção do valor do património», disse Van Hung, destacando o modo como o Património Mundial contribui para o crescimento socioeconómico do Vietname, para a melhoria das condições de vida das comunidades locais, para a protecção do ambiente e para a consolidação da paz.

Já o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e presidente do Comissão Nacional do Vietname para a Unesco, Ha Kim Ngoc, anunciou que o país vai apresentar a sua candidatura ao Comité da Unesco para o Património Mundial para o mandato 2023-2027.

A aspiração, disse Kim Ngoc, citado pela VNA, responde ao desejo de poder fazer uma maior contribuição para a conservação e promoção dos patrimónios mundiais.

A Convenção para a Protecção do Património Mundial, Cultural e Natural foi adoptada pela Unesco, em Paris, na sua 17.ª sessão, a 16 de Novembro de 1972. Desde então, 194 estados subscreveram a convenção.

O Vietname fê-lo a 19 de Outubro de 1987 e tem oito locais – culturais, naturais e mistos – inscritos na lista de Património Mundial.

Segundo refere a VNA, a Unesco tem estado a incentivar os países-membros a assinalar o cinquentenário da convenção, sob o lema «Os próximos 50 anos: Património Mundial: um recurso para a resiliência, a humanidade e a inovação». A cerimónia com carácter mundial terá lugar em Florença (Itália) em Novembro.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui