|cooperação

Síria aposta na cooperação com a China para reconstruir o sector industrial

Abdul Qader Joukhadar, ministro sírio da Indústria, manifestou a vontade do seu país em reforçar as relações de cooperação económica, tecnológica e industrial com a China, particularmente na reconstrução.

Trabalhos de construção em Alepo 
Créditos / Newsweek

«Queremos promover a colaboração conjunta no sector industrial, especialmente no que respeita às linhas e máquinas de produção, além da formação de quadros na área tecnológica», disse o titular da pasta da Indústria ao receber, esta semana, o embaixador da China em Damasco, Shi Hongwei.

Joukhadar explicou ao diplomata a realidade do sector industrial, tanto público como privado, depois de 13 anos de guerra e bloqueio, e pediu-lhe que se intensifiquem a comunicação e as reuniões entre ambas as partes para identificar eventuais oportunidades de cooperação e associação, indica a Sana.

Por seu lado, Shi vincou o interesse do seu país em melhorar a cooperação industrial e a associação com a Síria em diversos sectores, especialmente na fase de reconstrução.

Em declarações à imprensa, o ministro sírio destacou os rápidos avanços da China no campo tecnológico, especialmente no fabrico de chips electrónicos, semiconductores e equipamentos electrónicos avançados.

Cidade antiga de Palmira, em 2008, antes da destruição provocada por grupos terroristas / AbrilAbril

Acrescentou que isso pode ser útil na recuperação da indústria têxtil, de medicamentos, alimentos, fertilizantes e cimento no país árabe.

Equacionado documentário sírio-arménio sobre património

A ministra síria da Cultura, Lubana Mashwah, manteve um encontro em Damasco, na terça-feira, com David Kopian, assessor do presidente da Arménia, e o realizador de cinema arménio Vartan Hovhannisyan, no qual foi abordada a possibilidade de fazer avançar as relações bilaterais a nível cultural.

Também foi equacionada a possibilidade da realização de um documentário sírio-arménio sobre a destruição do património arqueológico da Síria durante a guerra terrorista imposta ao país levantino.

Mashwah, refere a Sana, deu como exemplo os danos causados pelos terroristas na cidade histórica de Palmira e os seus monumentos arqueológicos.

Rússia entrega ajuda médica no Nordeste da Síria

Elementos das forças russas, que se encontram presentes na Síria desde 2015 a pedido do governo sírio, entregaram esta quarta-feira um lote de ajuda médica à Direcção de Saúde da província de Hasakah, na cidade de Qamishli, revelaram as autoridades locais.

Ajuda médica da Rússia no Nordeste da Síria / Prensa Latina

Em declarações à imprensa, o general Serguei Kashkov considerou que a entrega deste carregamento reflecte a amizade russo-síria e se enquadra na atitude de apoio ao povo sírio em todas as áreas.

Revelou que proximamente será distribuída mais ajuda, especialmente no centro da cidade de Hasakah, antecipando uma média de três lotes por mês.

Paralelamente, uma equipa de médicos militares russos prestou cuidados a 76 crianças com autismo que estavam a receber tratamento no Centro da Sociedade Médica Síria. Registaram ainda os nomes de pessoas mutiladas que pretendem receber próteses dos membros inferiores, com o intuito de as transferir para Damasco, onde serão tratadas com o apoio da Federação Russa, de forma totalmente gratuita.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui