Os deputados do PCP no Parlamento Europeu promoveram um abaixo-assinado no qual exige a garantia do apoio à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA) com o financiamento adequado para prosseguir e intensificar o seu trabalho humanitário.
Conforme se pode ler no documento que circulou pelos deputados no Parlamento Europeu a UNRWA «desempenha um papel insubstituível no fornecimento diário de ajuda crítica a 2,2 milhões de civis em Gaza, que enfrentam uma ameaça indescritível contra as suas vidas e os seus direitos mais básicos, contando-se já mais de cem mil mortos, feridos e desaparecidos, sendo a maioria deles crianças e mulheres».
A necessidade de um financiamento digno é, então, um elemento central para acudir aqueles que são directamente afectados pelo massacre promovido por Israel, algo que a União Europeia opta por realmente nada fazer.
O documento é dirigido ao presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, à presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, à presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, e ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
Esta não é a primeira vez que os deputados comunistas lançam uma iniciativa do género. No passado mês de Novembro de 2023, os mesmos tinham promovido um abaixo-assinado no Parlamento Europeu por um «um cessar-fogo humanitário imediato, duradouro e sustentado» na Palestina. O documento em questão foi, à data, subscrito por 67 deputados.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui