Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Parlamento Europeu

Parlamento Europeu debate os impactos do aumento das taxas de juro

Esta quarta-feira, por iniciativa dos deputados do PCP, o Parlamento Europeu debate os impactos do aumento das taxas de juro, pelo Banco Central Europeu, sobre os trabalhadores e as populações.

As propostas serão votadas na próxima terça-feira, sem direito a discussão
Créditos

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu, na semana passada, um novo aumento da taxa de juro, o sétimo aumento desde Julho de 2022, uma opção concretizada com o acordo do Governador do Banco de Portugal e a anuência do Governo português, em nome do combate a uma inflação que está longe de ser passageira.

Este novo aumento das taxas de juro favorece o capital financeiro e traduz-se em lucros escandalosos dos principais bancos, incluindo os que operam em Portugal. O reverso da medalha é o agravamento das condições de vida de mais de um milhão de famílias que têm empréstimos à habitação, no nosso país. Por outro lado, os aumentos das taxas de juro são igualmente preocupantes pelos impactos negativos junto das micro, pequenas e médias empresas, e no financiamento do Estado.

No debate desta quarta-feira, os deputados do PCP no Parlamento Europeu irão reafirmar algumas das suas propostas, nomeadamente o aumento dos salários e das pensões, recuperando o poder de compra perdido,defesa do direito à habitação, regulação dos preços dos bens e serviços essenciais e combate a todas as formas de especulação, desde logo através da taxação extraordinária dos lucros dos grupos económicos e das multinacionais.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui