Passar para o conteúdo principal

A proposta foi apresentada esta segunda-feira por João Pimenta Lopes, deputado comunista no PE, com vista ao agendamento de um debate sobre as graves consequências dos aumentos pelo BCE das taxas de juro de referência.

Trata-se, segundo o PCP, de dar voz a milhares de pessoas que, atingidas nos seus direitos e condições de vida pela política do BCE, saíram à rua, por todo o País, no passado sábado. Por outro lado, os deputados do PCP no PE reclamam a reversão da subida das taxas de juro e que, «no imediato, seja a banca, e não as famílias, a suportarem o a impacto dos aumentos já decididos», considerando a «degradação da situação económica e social, perante a revisão em baixa das projecções de crescimento económico já em 2023, que perspectivam a estagnação e a recessão económicas».

Recorde-se que os deputados do PCP já tinham promovido a realização de um debate no Parlamento Europeu, em 10 de Maio, «sobre o impacto do aumento das taxas de juro no dia-a-dia dos trabalhadores e das populações».