Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Índia

No Sul da Índia, agricultores condenam repressão e exigem apoios ao governo

Ao longo desta semana, centenas de agricultores participaram em concentrações no estado de Tamil Nadu, denunciando as cargas e exigindo os apoios à produção que o governo de Modi prometeu.

Ao longo da semana, centenas de agricultores em Tamil Nadu exigiram o cumprimento das promessas feitas ao sector e o fim da repressão 
Ao longo da semana, centenas de agricultores em Tamil Nadu exigiram o cumprimento das promessas feitas ao sector e o fim da repressão Créditos / Newsclick

Em protestos promovidos pela Samyukta Kisan Morcha (SKM), organização que reúne sindicatos e associações de agricultores em toda a Índia, os manifestantes acusaram o governo central de trair os agricultores, uma vez que não cumpriu as promessas feitas em Dezembro de 2021, na sequência da histórica luta que os agricultores indianos levaram a cabo.

As mobilizações realizadas ao longo desta semana em vários distritos de Tamil Nadu, no extremo Sul da Índia, também assumiram um carácter solidário com os agricultores que foram alvo da repressão policial nos últimos dias, nomeadamente na fronteira entre os estados do Punjabe e Haryana (Norte do país), em Shambu e Kanauri, indica o Newsclick.

As organizações tâmiles que integram a SKM instaram a Polícia do estado de Haryana a abster-se de usar chumbos e gás lacrimogéneo nos «protestos democráticos dos agricultores», condenaram a morte de Shubkaran Singh, um jovem agricultor morto a tiro pelas forças de segurança, e denunciaram o caso de outro que perdeu um olho.

No protesto realizado em Vellore, um representante sindical afirmou que as promessas são «uma farsa e os agricultores se sentem enganados» / Newsclick

Desde 13 de Fevereiro que diversos sindicatos e associações filiados na SKM estão a realizar acções de protesto em vários pontos do país sul-asiático, nomeadamente para exigir ao governo de Modi que cumpra as promessas que fez aos agricultores para os desmobilizar no final de 2021.

Entre estas contam-se a garantia de apoio mínimo à produção, o perdão de dívidas e a atribuição de compensações às famílias dos agricultores que perderam a vida ao longo do ano de luta às portas de Nova Déli.

Em declarações ao Newsclisk, R. Ravi, representante da SKM no distrito de Kanniyakumari, lembrou que, no início de Dezembro de 2021, o governo liderado por Narendra Modi apresentou um esboço de proposta relativa às exigências-chave dos agricultores, que estavam em luta desde 26 de Novembro de 2020.

Por isso, a 9 de Dezembro de 2021, a SKM decidiu suspender os protestos, mas, afirmou Navi, o governo voltou atrás e «traiu os agricultores». «A brutal acção policial do governo do BJP [partido de Modi] em Haryana é outro ataque aos agricultores», disse.

K. Swaminathan é o secretário distrital, em Vellore, do Sindicato dos Agricultores de Toda a Índia (All India Kisan Sabha; organização conhecida como a frente de luta dos trabalhadores do campo do Partido Comunista da Índia (Marxista)) e acusou o governo central de prosseguir as políticas favoráveis às grandes empresas à custa dos agricultores.

«O primeiro-ministro fala muito dos agricultores, do seu bem-estar e de duplicar os seus rendimentos. Mas, na realidade, todas as promessas são apenas uma farsa e os agricultores sentem-se enganados», disse Swaminathan.

«A repressão policial, apesar de os protestos serem democráticos e genuínos, diz muito sobre a atitude perante os agricultores», alertou.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui