Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Palestina

Israelitas prenderam quase meia centena de palestinianos em 2 dias

De acordo com a agência «Ma'an», pelo menos 46 palestinianos foram detidos por forças israelitas em operações levadas a cabo nas últimas duas madrugadas, em vários pontos da Margem Ocidental ocupada.

Operação nocturna das forças israelitas na Margem Ocidental ocupada (imagem de arquivo)
Operação nocturna das forças israelitas na Margem Ocidental ocupada (imagem de arquivo)Créditos / middleeastmonitor.com

De terça para quarta, as forças policiais e militares israelitas prenderam pelo menos 32 palestinianos em vários pontos da Cisjordânia e em bairros de Jerusalém Oriental. Os dados, divulgados pela agência Wafa, foram revelados pela Sociedade de Prisioneiros Palestinianos (SPP).

As incursões nocturnas das forças militares israelitas em cidades, aldeias e campos de refugiados na Margem Ocidental ocupada, incluindo Jerusalém Oriental, são uma ocorrência quase diária.

De acordo com as Nações Unidas, entre 26 de Setembro e 9 de Outubro as forças israelitas levaram a cabo 121 operações de busca e captura na Margem Ocidental, tendo detido 205 palestinianos, nove dos quais crianças.

Operação em Jerusalém Oriental

Em Jerusalém Oriental, no bairro de al-Issawiya, a Polícia israelita prendeu seis palestinianos, depois de forçar a entrada em suas casas.

De acordo com a Wafa, que se refere à informação do SPP, a Polícia entrou no bairro várias vezes e as detenções seguiram-se à libertação do advogado Shirin al-Issawi, que foi recentemente libertado da prisão, onde tinha estado mais de três anos e meio.

Durante as operações, as forças de ocupação rasgaram bandeiras e cartazes que davam as boas-vindas al-Issawi. Registaram-se confrontos com grupos de jovens palestinianos, sobre os quais a polícia disparou fogo real.

De acordo com o SPP, mais dois palestinianos foram presos em Jerusalém Oriental.

Por toda a Cisjordânia

Esta madrugada, houve operações do género um pouco por toda a Margem Ocidental, que conduziram à detenção de oito palestinianos no distrito de Tulkarem, sete no de Jenin, quatro no de Qalqiliya e um no campo de refugiados de al-Jalazun, no distrito de Ramallah.

Mais a sul, as forças israelitas prenderam dois palestinianos no campo de refugiados de Aida, no distrito de Belém, e dois jornalistas palestinianos em Hebron, depois de efectuar buscas nos escritórios da empresa de produção TransMedia, que foram encerrados à força.

De segunda para terça, 14 detidos

Anteontem, as forças israelitas prenderam um palestiniano no campo de refugiados de Jenin. Ainda a norte, foram detidos dois na localidade de Kafr Qalil, no distrito de Nablus, e um na cidade de Qalqiliya, informa a Ma’an.

Um outro palestiniano foi preso no campo de refugiados de al-Jalazun, no distrito de Ramallah.

No campo de refugiados de al-Duheisha, as forças israelitas entraram à força em várias habitações, onde efectuaram buscas e prenderam três palestinianos, segundo revelaram testemunhas locais à Ma'an. Ainda no distrito de Belém, foram presos dois palestinianos nas aldeias de Khalayil al-Luz e Husan.

No distrito de Hebron, as forças israelitas efectuaram operações em várias localidades e prenderam quatro palestinianos: um na cidade de Dura e dois na localidade de Beit Ummar – um dos quais trabalhava na bomba de gasolina; na cidade de Hebron, prenderam um adolescente de 15 anos.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui