|Síria

EUA continuam a roubar o combustível da Síria

O caso mais recente foi denunciado pela imprensa este domingo, referente a uma caravana norte-americana de camiões cisterna que saiu de território sírio com destino ao Iraque.

A presença das tropas norte-americanas na Síria foi sempre denunciada e considerada ilegítima pelo governo de Damasco
A presença das tropas norte-americanas na Síria foi sempre denunciada e considerada ilegítima pelo governo de DamascoCréditos / drimpic.pw

Os camiões, carregados de petróleo, saíram no sábado da província síria da Hasaka em direcção à passagem ilegal de al-Walid, na fronteira com o Iraque, informa a Al Mayadeen.

Os militares dos EUA, em conjunto com membros das chamadas Forças Democráticas Sírias (FDS), controlam a maior parte dos campos petrolíferos na região da Jazira [Nordeste da Síria], de onde extraem ilegalmente toneladas de crude, bem como de alguns localizados nas províncias de Raqqa e de Deir ez-Zor.

Na direcção contrária – do Iraque para a Síria –, é constante a passagem por al-Walid de caravanas norte-americanas carregadas de equipamento militar e material logístico, que se destinam às bases ilegais que os Estados Unidos possuem no Nordeste do país árabe. Desde Janeiro, a frequência nunca é inferior a duas caravanas por semana, refere a Al Mayadeen.

Ontem, os habitantes da aldeia de al-Swedeya viram passar mais uma, tendo revelado à agência SANA que consistia de 30 viaturas carregadas com material, acompanhadas por veículos militares Hummer e por aviões.

Tópico