Os Estados Unidos, através do seu Departamento de Estado, recusam permitir a entrada no país a dirigentes da OLP e da Autoridade Palestiniana, que assim ficam impedidos de participar na próxima Assembleia Geral das Nações Unidas. A Administração norte-americana justifica esta decisão com o alegado incumprimento de acordos de paz por parte dos palestinianos.
Por outro lado, a ONU reafirmou a sua preocupação com a intensificação da ofensiva israelita na cidade de Gaza, e alerta para as suas gravíssimas consequências.
Uma flotilha até Gaza
Entretanto, a Global Sumud pretende levar barcos com ajuda humanitária até Gaza, para tentar romper o bloqueio israelita. Recorde-se que esta organização promoveu anteriormente uma caravana de solidariedade até ao Egipto, mas a ajuda humanitária não conseguiu chegar à Faixa de Gaza.
A primeira leva de embarcações zarpa amanhã, dia 31 de Agosto, de Barcelona e no dia 4 de Setembro, de Tunes, a segunda.
Está prevista a participação de activistas de cerca de 44 países. A Global Sumud anuncia a participação de nomes como a sueca Greta Thumberg e o brasileiro Thiago Ávila. De Portugal, integram a missão Mariana Mortágua, Sofia Aparício e Miguel Duarte.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui