A polícia boliviana deteve o General Jorge Gonzalo Terceros e o Almirante Gonzalo Jarjuri Rada, ex-comandantes da Força Aérea e da Marinha da Bolívia, respectivamente, pelo seu eventual envolvimento no golpe contra Evo Morales, em Outubro de 2019.
Ambos foram detidos em Santa Cruz pelas forças da ordem e serão transferidos para a sede da Força Especial de Combate ao Crime para prestar declarações.
Apesar de não ter havido resistência dos militares à detenção, o ministro de Governo, Eduardo del Castillo, confirmou na noite de sábado que Terceros decidiu testemunhar perante a comissão de promotores que está encarregue do caso, enquanto Jarjuri se valeu do direito de permanecer em silêncio.
Os militares estão a ser investigados pelos crimes de sedição, terrorismo e conspiração, bem como pelos crimes de resoluções contrárias à Constituição e às Leis, e descumprimento de funções.
Para além destas duas detenções, cinco militares de alta patente foram detidos no âmbito da investigação do golpe contra Morales. Também estão detidos a presidente nomeada pelos militares e milícias golpistas, Jeanine Áñez, e outras ex-autoridades.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui