Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Cuba

Cidade norte-americana aprova moção contra o bloqueio a Cuba

O Conselho Municipal de Medford (estado de Massachusetts) aprovou uma moção que pede à administração de Biden para retirar Cuba da lista de patrocinadores do terrorismo e tomar medidas para levantar o bloqueio.

O Conselho Municipal de Medford aprovou quase por unanimidade uma moção contra o bloqueio imposto pelos EUA a Cuba 
O Conselho Municipal de Medford aprovou quase por unanimidade uma moção contra o bloqueio imposto pelos EUA a Cuba Créditos / Prensa Latina

Trata-se da quinta cidade da Área Metropolitana de Boston a aprovar uma moção de teor semelhante e junta-se a mais de uma centena de propostas aprovadas nos Estados Unidos a exigir uma mudança de política em relação a Cuba.

Isaac Bears, presidente do Conselho e membro dos Socialistas Democráticos da América (DSA), apresentou a moção, que foi aprovada de forma quase unânime – apenas um voto contra, indica a Prensa Latina.

Texto da resolução aprovada em Medford (EUA) a 6 de Fevereiro de 2024 / @lianystr

Depois de recordar o «impacto devastador», a nível económico e social, do bloqueio imposto pelos EUA à Ilha, o texto da resolução aponta, entre outros aspectos, «o impacto prejudicial do bloqueio para os residentes e organizações de Medford que têm laços familiares, comerciais e de investigação com pessoas e organizações em Cuba».

Neste contexto, o Conselho Municipal de Medford pede aos congressistas do estado de Massachusetts que «aprovem legislação para revogar quaisquer leis relativas ao embargo a Cuba».

No período de comentários públicos, Claire Blechman, membro do DSA, condenou a política de asfixia, a que se referiu como «um castigo colectivo imoral ao povo cubano», indica a fonte, acrescentando que os habitantes de Medford podem tirar benefício de melhores relações bilaterais com o país caribenho, sobretudo nas áreas da saúde, do comércio e do turismo.

Blechman pediu ainda ao Conselho Municipal que «diga ao Congresso que retire Cuba da lista de Estados patrocinadores do terrorismo, levante o bloqueio e deixe viver Cuba».

A aprovação da moção, no dia 6, ocorre depois de uma carta enviada, em Janeiro, ao presidente Biden pelos representantes do Massachusetts Jim McGovern, Ayanna Pressley, Stephen Lynch, Lori Trahan e Seth Moulton, bem como os senadores Edward Markey e Elizabeth Warren.

Nessa missiva, os congressistas instaram Biden a cumprir as promessas que fez na campanha eleitoral de aproximação diplomática, incluindo a retirada de Cuba da lista unilateral, criada por Washington, de alegados patrocinadores do terrorismo.

No texto, os congressistas afirmam que a inclusão nessa lista é «um factor importante» para a crise económica na Ilha, tendo em conta «as restrições e sanções que enfrentam as instituições financeiras internacionais e outras entidades» pelo facto de Cuba estar na lista.

Na mesma sessão em que aprovou a moção referida, o Conselho Municipal de Medford aprovou outra a favor de um cessar-fogo em Gaza.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui