Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|EUA-China

China sanciona empresas americanas por venderem armas a Taiwan

A China anunciou sanções contra os presidentes executivos das norte-americanas Raytheon Technologies e Boeing Defense pelo seu envolvimento na venda de armas a Taiwan, exigindo que seja revogada.

CréditosFrederic J. Brown / Pool

Segundo avança a Prensa Latina, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Mao Ning, defendeu esta sexta-feira que a medida é necessária para proteger os interesses do país, representando também uma rejeição da insistência da Casa Branca.

O diplomata exortou Washington a respeitar seriamente o princípio de uma só China e as disposições dos três comunicados conjuntos sino-americanos, bem como a suspender as vendas de armas a Taiwan, tendo ameaçado com «contramedidas». 

A nação asiática responde assim à recente aprovação da ajuda militar a Taipé com vista a reforçar o sistema de mísseis e radares da ilha, com soberania chinesa. Pacote que, refere a Prensa Latina, aprovado pela Comissão de Relações Externas do Senado, prevê a entrega de equipamento militar durante quatro anos por quatro mil milhões e meio de dólares e a imposição de sanções às principais instituições financeiras chinesas.

Inclui ainda a designação formal da ilha como «grande aliado da Organização do Tratado do Atlântico Norte» (NATO) e deve merecer o visto do Senado e da Câmara dos Representantes antes de ser promulgado por Joe Biden. 

As tensões entre as duas maiores potências mundiais agudizaram-se desde Agosto, na sequência de sucessivas visitas de responsáveis norte-americanos a Taiwan, incluindo Nancy Pelosi. Em resposta, lembra o online, a China respondeu com uma combinação de medidas militares, diplomáticas, políticas e comerciais, e advertiu que tais viagens teriam repercussões.

Em 1971, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que reconhece Taiwan como parte inalienável da República Popular da China. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui