Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|EUA-China

A provocação continua: EUA anunciam venda de armas a Taiwan

Após os últimos desenvolvimentos e a consequente deterioração das relações diplomáticas entre o EUA e China, as provocações avançam desta vez no sentido armamentista.

CréditosMichael Reynolds / EPA

Numa tentativa de manter a linha de conforntação com a China, o departamento de estado norte-americano anunciou a vena de armas a Taiwan. O negócio irá envolver 1,1 mil milhões de dólares e apesar da justificação americana da «actualização» do armamento taiwanes, será enviado 60 mísseis anti-navio e 100 mísseis ar-ar. 

Este anuncio feito pelo pentágono vemno seguimento da visita de Nancy Pelosi a Taipé, supostamente no sentido de proteger Taiwan dos exercícios militares chineses. 

De  acordo com a Agência de Cooperação em Seguraça e Defesa, os mísseis Sidewinder podem ser usados para missões de ataque aéreo ou ao solo e têm custo de 85,6 milhões de dólares, já os mísseis antinavio Harpoon custam cerca de 335 milhões e o apoio ao programa de vigilância por radar de Taiwan custa cerca de 665,4 milhões de dólares.

Mesmo tendo em conta este reforço armamentista, o Pentágono, num quadro de juras e promessas alega que o reforço armamentista de Taiwan não ira provocar um desiquilibrio na região mesmo prevendo a reação chinesa.

Recusando o seu estatuto, Taiwan agradeceu a ajuda pelo reforço das
«capacidades de defesa em geral e ao mesmo tempo manter a segurança e a paz no Estreito de Taiwan e na região do Indo-pacífico».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui