Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|iémen

Ataques sauditas no Iémen provocam dezenas de mortos

Pelo menos 30 pessoas perderam a vida na sequência de ataques aéreos levados a cabo pela aviação de guerra saudita contra zonas residenciais na província iemenita de Saná.

Iemenitas nos escombros de edifícios atacados pela aviação saudita (imagem de arquivo)
Iemenitas nos escombros de edifícios atacados pela aviação saudita (imagem de arquivo)Créditos / globalresearch.ca

De acordo com a informação divulgada esta quarta-feira pela televisão em língua árabe al-Masirah, os cadáveres de pelo menos 30 pessoas foram recuperados dos escombros de uma pousada no distrito de Arhab, no Norte da província de Saná, na sequência de incursões aéreas sauditas.

A mesma fonte, citada pela PressTV e a TeleSur, indica que o número de vítimas mortais deverá aumentar, uma vez que, na altura dos ataques, estavam na pousada mais de 70 pessoas.

Outros dois ataques aéreos a centros de segurança no Sul da cidade de Saná, capital do Iémen, mataram duas pessoas e provocaram ferimentos em dez.

A Arábia Saudita lidera uma campanha militar contra o Iémen desde Março de 2015. Sob a batuta da casa de Saud, uma coligação de países lançou então uma poderosa ofensiva contra o mais pobre dos países do mundo árabe, com ataques aéreos em vários pontos do território.

O objectivo, declarado, é esmagar a resistência do movimento Ansarullah e recolocar no poder Abd Rabbuh Mansur Hadi, um aliado próximo de Riade que se demitiu da presidência e fugiu para a Arábia Saudita, antes de regressar à cidade de Aden, no Sul do país.

De acordo com dados recentes, a guerra de agressão contra o Iémen já provocou mais de 12 mil mortos entre a população civil e está na origem da grave crise humanitária que afecta o país. Há poucos dias, representantes das Nações Unidas caracterizaram a situação no Iémen como uma «tripla tragédia», referindo-se à guerra, à fome e à epidemia de cólera, que fez cerca de 2000 vítimas desde Abril deste ano.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui