Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Cuba

A Amizade de Cuba para uma amiga da Ilha, Barbara Dane

Dane, conhecida intérprete norte-americana de folk, blues e jazz, foi distinguida em Havana com a Medalha da Amizade pelo seu acompanhamento da Revolução e a defesa das causas mais justas.

Barbara Dane com Fidel Castro 
Barbara Dane com Fidel Castro Créditos / woodstockwhisperer.info

A cerimónia de homenagem decorreu esta semana na Casa das Américas, na capital cubana, onde o filho da cantora, o artista Pablo Menéndez, recebeu a distinção atribuída pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), na presença dos presidentes de ambas as entidades: o intelectual Abel Prieto e o Herói da República Fernando González, respectivamente.

Durante o tributo à intérprete norte-americana (Detroit, 1927), um painel composto pelos intelectuais Miguel Barnet, Nancy Morejón, Rogelio Santana e Pablo Menéndez recordou «essa grande amiga da Ilha, autora intelectual do Primeiro Encontro da Canção de Protesto, organizado pela Casa em 1967», informa o diário Granma.

Aquele evento juntou cantores de 16 países de quatro continentes, convocados em defesa da paz e da justiça social, em momentos de agitação política a nível internacional e com um efeito catalisador, segundo referem protagonistas e estudiosos do movimento na América Latina.

Imagem do cartaz da homenagem / Granma

Dane, que esteve nos palcos com figuras como Louis Armstrong, Dizzy Gillespie e Pete Seeger, foi uma activa participante no movimento da paz, opositora à Guerra do Vietname, defensora dos direitos civis nos EUA e apoiante dos trabalhadores, fazendo da canção uma arma de luta e resistência.

Barbara Dane foi também uma das primeiras artistas norte-americanas a apresentar-se em Cuba após o triunfo da Revolução, pondo de lado as restricções impostas pelo Departamento de Estado no que respeitava a visitas de cidadãos dos EUA à Ilha. «Tudo por cantar para os cubanos», afirma o Granma.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui