Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|salário mínimo

Alemanha: Forte mobilização popular obriga governo a aumentar salário mínimo

Centenas de milhares aderiram, a 27 de Março, às maiores greves nos transportes desde os anos 90. Duas semanas depois, o Governo alemão anunciava uma subida «considerável» do salário mínimo para 2024.

Manifestação de trabalhadores alemães, convocada pelo sindicato Verdi, 27 de Março de 2023 
Manifestação de trabalhadores alemães, convocada pelo sindicato Verdi, 27 de Março de 2023 CréditosSven Hoppe

O salário mínimo na Alemanha foi introduzido em 2015, 8,5 euros por hora, pela mão da coligação governamental de sociais-democratas e conservadores, liderados por Angela Merkel. A última actualização deste valor (12 euros por hora) deu-se em Outubro de 2022, com o apoio dos sociais-democratas do SPD, Os Verdes e dos liberais.

Face ao aumento do custo de vida, sindicatos e trabalhadores têm protagonizado várias acções de luta na reivindicação do aumento de todos os salários (incluíndo o mínimo). Estes protestos culminaram no passado dia 27 de Março, quando centenas de milhares de trabalhadores corresponderam às convocatórias dos sindicatos Verdi e EVG, bloqueando os transportes ferroviários, aéreos, rodoviários e marítimos.

Ao contrário das narrativas habitualmente divulgadas na comunicação social e nas intervenções dos grupos políticos mais reaccionários, estas greves (e as suas reivindicações) são amplamente populares: numa sondagem recente do Yougov, 55% dos participantes consideraram as reivindicações sindicais inteiramente (ou em parte) justificáveis.

O aumento defendido pelos sindicatos e trabalhadores, para o salário mínimo, é de 14 euros por hora, um valor que foi rapidamente rejeitado pelo patronato, 'fragilizado' após meses sucessivos de lucros recorde.

Seja ele qual for, o próximo aumento do salário mínimo foi anunciado no Domingo, 9 de Abril, pelo ministro do Trabalho, Hubertus Heil, que garantiu que o novo valor entrará em vigência a partir de 1 de Janeiro de 2024. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui