Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|CENA-STE

Modelo revisto de apoio às artes «continua sem medidas de combate à precariedade»

A poucas horas da apresentação do relatório final do grupo de trabalho de aperfeiçoamento do modelo de apoio às artes ao ministro da Cultura, o CENA-STE anunciou que «o resultado fica aquém do ideal».

O sindicato denuncia que, «a exemplo dos anteriores», o actual Governo não se compromete a criar um serviço público de culturaCréditos / CENA-STE

O comunicado remetido pelo Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA-STE) começa por fazer um ponto de ordem: «Apesar de discordar com o formato e as intenções deste grupo, o CENA-STE considerou importante que a voz dos trabalhadores do sector estivesse presente nas discussões.» 

Ressalva, no entanto, que o resultado confirma as «reservas iniciais» e que  continuarão a faltar no modelo revisto medidas eficazes de combate à precariedade, tal como falta o aumento das verbas a consignar para o sector.

Isto porque, esclarece o sindicato, «o facto de não se ter decidido abordar de forma obrigatória o tema da precariedade laboral [...] acabou por não permitir, em nenhum momento, uma discussão profunda sobre como pode o Modelo de Apoio às Artes ajudar a melhorar esta realidade».  

Neste sentido, o CENA-STE vinca a necessidade de se proceder ao desenvolvimento de um plano, em articulação com o sindicato, as entidades e as estruturas estatais, capaz de definir medidas-travão à precariedade, devendo estas ser baseadas num estudo «realizado durante o corrente ciclo de apoios, nomeadamente no que diz respeito aos tipos de contratação».

O aumento das verbas a consignar para o apoio às artes é, no entender do sindicato, a condição «fundamental» para que «este ou qualquer outro modelo» assegurem estabilidade às estruturas de criação e programação, e melhores condições para os trabalhadores.

O CENA-STE adverte que «muitos dos temas não tiveram tempo para aprofundamento» e que, embora tenham resultado propostas e recomendações «positivas», a aplicação de algumas dessas propostas de forma avulsa «pode criar vazios no modelo, visto que muitas das constantes neste relatório foram pensadas de forma integrada». 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui