|DGArtes

Ministério da Cultura «encerra» Teatro Estúdio de Vila Franca de Xira

O Teatro Estúdio Ildefonso Valério anuncia que vai fechar portas a partir do dia 1 de Dezembro devido à falta de apoios e responsabiliza o Governo pelo abandono da cultura.

Os trabalhadores da companhia Cegada Grupo de Teatro cessam funções com o fim da temporada de «Fronteira Fechada», de Alves RedolCréditos / O Ribatejo

«O teatro com mais actividade de toda a região Norte de Lisboa é vítima do sub-financiamento do Ministério da Cultura ao programa de apoio sustentado da Direcção-Geral das Artes e será incapaz de apresentar programação anual em Janeiro próximo», lê-se num comunicado do Teatro Estúdio.

A estrutura revela que, apesar da programação artística anual de criação e acolhimento de espectáculos, com mais de 60 sessões anuais, a companhia Cegada Grupo de Teatro, de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, «vê-se obrigada» a suspender a actividade em curso, que «serve anualmente mais de oito milhares de espectadores provenientes de estabelecimentos de ensino, museus, bibliotecas, colectividades, lares, IPSS e público geral do território a Norte de Lisboa».

Além de denunciar que o projecto foi considerado elegível e pontuado pela DGArtes com 79% (mais 15 pontos percentuais que a última candidatura apoiada), explica que a ausência de apoio para os próximos dois anos representa um «categórico abandono» do Governo «ao território de abrangência deste equipamento cultural público». 

A companhia sugere ainda uma «séria reflexão» sobre as condições que a ministra da Cultura tem para se manter no cargo, tendo em conta aspectos como a ocultação dos resultados do concursos para que os mesmos não fossem conhecidos em período eleitoral ou o «total silêncio sobre todas cartas e declarações enviadas pelas plataformas e sindicatos representantes do sector». 

A companhia Cegada Grupo de Teatro conta actualmente com 17 postos de trabalho, que cessarão funções com o término da temporada da peça Fonteira Fechada, do autor Alves Redol, no próximo domingo, 1 de Dezembro.

A fim de exigir outra política de apoio às artes e à cultura, a Plataforma Cultura em Luta anunciou uma «grande jornada de luta» para o próximo dia 10 de Dezembro

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui